“Chegamos a um ponto onde deveria ser reaberto tudo, mas com regras claras” , deputada distrital Julia Lucy

Parlamentar do liberal Partido Novo, a deputada Julia Lucy defende a reabertura completa do comércio, fechado desde março. Segundo ela, com medidas de proteção e afastamento é possível que bares, restaurantes, academias e salões de beleza podem funcionar.

 

Qual sua opinião sobre a decisão da Justiça em impedir a reabertura do comércio
A juíza não colocou um prazo para quando o comércio poderá voltar a funcionar, disse apenas que não pode funcionar e solicita dados sobre a disponibilidade de leitos no DF. Eu, particularmente, acho que ela passou do limite dela. Porque, primeiro o judiciário deveria agir somente quando provocado e ela está tendo um papel extremamente ativo, se antecipando às ações do executivo e tomando o papel do governador, que foi eleito para cuidar da população do DF e sua economia. Quando ele é impedido por um agente do judiciário de decidir o que e quando deve voltar ou não a funcionar, ele é tolhido de sua capacidade executiva. Ela então extrapolou, mais vez, e está efetivamente governando.

Esse calendário que o governador defende é adequado?
Eu acredito que chegamos em um momento em que algumas incongruências estão acontecendo. Como é que você admite o funcionamento do Super Adega e não permite o funcionamento de uma academia? Na academia tem bem menos pessoas circulando, é possível colocar em prática critérios de segurança, afastamento, assepsia dos equipamentos, muito melhor que em uma grande rede de supermercados.
Então eu acho que estamos sendo inconsistentes. Para mim não faz nenhum sentido permitir as feiras e impedir o funcionamento de bares e restaurantes. Nos bares e restaurantes é possível determinar como seria este funcionamento, em estipular critérios.
Eu acho que esta reabertura apenas para alguns grupos está se tornando incoerente. Chegamos a um ponto onde deveria ser reaberto tudo, mas com regras claras. Impedir o comerciante de funcionar e não oferecer nada a ele é simplesmente hipócrita e injusto.
O governador acertou em ser mais rigoroso no início e conseguiu achatar a curva. Assim, estamos em uma situação mais confortável em relação a outras unidades da Federação.

E as creches e escolas? Como os trabalhadores voltarão ao trabalho com os filhos em casa?
Este é um ponto extremamente importante. Estive com o governador há duas semanas para tratar justamente deste ponto. Existe uma decisão judicial que impede a reabertura de creches no DF. Tanto é que, de acordo com o próprio governador, as creches não teriam fechado. Principalmente as mães, solteiras ou chefes de família, precisa deixar a criança em algum lugar para trabalhar. Então, as mulheres que trabalham em farmácias, supermercados, estão desamparadas. Quem vai cuidar dessas crianças?
Esta é mais uma decisão judicial que tem atrapalhado muito as famílias do DF. Se continuar essa situação, essas mães serão demitidas e vai piorar muito a situação social do DF.
Precisamos retornar as aulas, especialmente nas creches e educação infantil. Claro, que cercados de todos os cuidados. Defendo inclusive que a presença física do aluno não seja obrigatória. Assim, as famílias que podem ficar com os filhos em casa teriam esta opção. O aluno deveria ser avaliado mesmo à distância, se houver essa possibilidade na família.
Os alunos da rede privada estão tendo aulas há meses. Os alunos da rede pública estão começando a ter aulas agora. Isso cria uma discrepância muito grande. Já iniciei uma negociação entre o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do meu partido, e o governador do DF Ibaneis Rocha para trazer o exemplo de Minas Gerais para a educação de Brasília.

Falando no governador de Minas Gerais, o segundo Estado mais populoso do país, e do Partido Novo, que tem sido exemplo no combate à Covid…
Ele foi muito rápido e conseguiu comprar respiradores antecipadamente, em um grande lote, e muito barato. E repassou a preço de custo aos municípios. Essa ação rápida equipou a rede de saúde de Minas Gerais antes de todas as outras do país. O mesmo aconteceu com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Tudo isso trouxe uma maior segurança no Estado.
Ele montou também um grupo que faz acompanhamento em tempo real dos casos de Covid-19. No final de semana, por exemplo, houve um alerta muito negativo que Minas teve o maior número de mortes por dia, e por isso, o governador recomenda que os municípios reduzam as atividades econômicas.