Operação retira mais carcaças do Guará

Com o objetivo em eliminar os focos de dengue na cidade, uma nova ação conjunta do programa “DF Livre de Carcaças” foi realizada na manhã desta segunda-feira (13). A operação retirou oito carcaças da QE 44, conjunto C, QE 40, Setor de Oficinas e Polo de Moda, no Guará II, que apresentavam riscos à saúde e à segurança pública. Os locais foram mapeados pela Administração Regional do Guará conforme manifestações registradas pela comunidade via Ouvidoria. A operação foi coordenada pela Secretaria de Saúde Pública em parceria com a Administração do Guará e demais órgãos de fiscalização e segurança pública do Governo do Distrito Federal (GDF).

Na QE 44, os moradores do conjunto “D”aguardavam a retirada de uma carcaça abandonada há pelo menos três anos. “Para o militar da reserva, Alaor Vasconcelos, a medida é motivo de alívio para a comunidade que se sentia insegura com a presença da sucata. “Além de servir como um foco da dengue, escondiam objetos dentro dessa carcaça e gerava insegurança a todos”, comenta.

O programa já esteve no Guará outras vezes e em três edições já soma 65 carcaças recolhidas. Todas elas em estado de abandono, servindo como depósito da dengue, além de animais peçonhentos que podem disseminar outros tipos de doenças para a população.

Além desses riscos, as carcaças na QE 40 causavam outros transtornos, pois dividiam espaço com os veículos e ocupavam vagas de estacionamento disputadas em uma região com grande circulação de pessoas.

“Aqui, tinha muito perigo de dengue com essa carcaça aberta e ainda ocupava uma vaga no estacionamento. Nessa região, é muito difícil encontrar vaga para estacionar. Quando eu vi a ação, eu pensei: – fui atendido”, comemora, o técnico em eletrônica, Júnior Souza.

Ouvidoria

As carcaças retiradas correspondem ao atendimento às denúncias protocoladas por moradores por meio da Ouvidoria. Desta forma, são mapeadas as áreas e incluídas na programação da operação.

“É importante que o morador saiba a relevância do registro na Ouvidoria. É por meio desse canal que damos o devido encaminhamento das demandas e respondemos a população sobre as suas solicitações. A operação de retirada dessas carcaças é fundamental nas ações integradas de combate à dengue na cidade e precisamos manter essa parceria com  a comunidade”, reforça a administradora regional, Luciane Quintana.

Em fevereiro deste ano, 45 carcaças foram retiradas do Pátio de Obras da administração regional e encaminhadas para o depósito do Departamento de Estrada e Rodagem (DER/DF) onde agentes de Vigilância Ambiental fazem o controle vetorial. Em maio, mais 12 carcaças foram retiradas no Setor de Oficinas da QE 40, QE 46, QI 2.

Até agora, 65 carcaças e sucatas foram retiradas da região administrativa do Guará por meio do programa. De acordo com o coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal (Conseg-DF), responsável pela operação, Marcelo Batista, 360 carcaças e carros abandonados foram retirados de todo o DF.

“O trabalho educativo também é muito importante e isso ocorre quando os responsáveis pelas sucatas percebem o GDF atuante e se mobilizam voluntariamente para a retirada. Não permitiremos que essas carcaças sirvam de abrigo de delinquentes, uso e consumo de entorpecentes e ainda proliferando o mosquito da dengue. O Guará foi a região mais atendida até agora com o programa “DF Livre de Carcaças” que será um trabalho contínuo, destaca, Batista.