Centrão Park – Moradores adotam área verde ao lado da QE 19

A ocupação dos lotes vazios na avenida central do Guará II trouxe uma nova cara para a cidade. O reavivamento do mercado imobiliário, ocorrido nos últimos 12 anos, trouxe novos prédios para a área e isso se refletiu no movimento do comércio, que ganhou mais opções, principalmente gastronômicas, e em outras inciativas, como a Rua do Lazer. Com a pandemia do coronavírus, outra área de lazer foi criada pelos próprios moradores, o Centrão Park.
O nome é um apelido carinhoso para uma grande área entre o Colégio Centrão e a QE 19. Antes, apenas uma área verde, vazia, foi adotada por moradores e transforma-se aos poucos em um lindo parque. E numa alternativa para passear com as crianças e levar os cachorros para uma volta.

Luiza e Matheus, os gêmeos de Camila Rangel, vão à área todos os dias, no fim da tarde

A área começou a ser recuperada pela construtora que ergueu o condomínio Jardins Life. Em contrapartida ao uso do espaço como canteiro de obras, a empreiteira plantou várias árvores em toda a extensão. Mas, foi uma moradora, a primeira do condomínio, que cuidou das plantas. “Tirávamos as pedras, regávamos, levávamos mudas e vigiávamos toda a área., ainda com bastante material de construção, ainda em 2014”, conta Roseli Madia. “Hoje, já há árvores grandes, que fazem sombra, que eu mesma plantei. A área dica em frente à minha janela e é um orgulho observar como está bem cuidada”.

Esculturas

O policial Rodrigo da Conceição Rodrigues, morador do edifício Montreal, tem enfeitado a nova área com esculturas em cimento. Ele começou com um tucano, depois fez outro tucano, uma lixeira, pinguins e, agora, se aventura em um elefante todo em concreto. “Já plantei árvores, e decidi fazer os animais em cimento para alegrar o local, um presente para as crianças”, conta. As suas esculturas compõem a nova paisagem e atraem o olhar curioso das crianças.
Os gêmeos Matheus e Luiza, filhos de Camila Rangel, são presença garantida na área verde. Com a pandemia, os moradores da QI 29, encontraram ao lado do Centrão um local para divertir-se ao ar livre. As árvores bem cuidadas, as mudas protegidas, o mato retirado e canteiros feitos com garrafas vazias mostram o cainho dos moradores com o espaço.

Rodrigo da Conceição Rodrigues é policial e no tempo livre tem criado esculturas no Centrão Park. O trabalho da vez é um elefante que deve ficar pronto neste fim de semana
Cães

A área é ainda um excelente espaço para a interação dos cães e donos. Há animais de todas as raças e tamanhos, devidamente separados em áreas autogeridas pelos frequentadores. “Viemos aqui todos os dias, às vezes mais de uma vez por dia”, conta Maria da Conceição e Paulo Amorim, que sempre levam a cadelinha Malu para o passeio.

Paulo Amorim e Maria da Conceição
com a cadelinha Malu
Uma creche no local

O lote onde está o Centrão Park pertence à Secretaria de Educação do Distrito Federal. No local, uma creche pública será construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE e do Governo do Distrito Federal. Em outra área próxima será construída a sedaeda Coordenação Regional de Ensino e do Centro de Línguas do Guará, ambas anunciadas no mês passado, com recursos garantidos. A construção da creche já foi licitada e a construção começa nos próximos meses. Não há informação ainda sobre quanto do terreno será usado e que parte do Centrão Park continuará para uso recreativo.
A diretora da Escola Técnica, Verônica Portácio, estuda uma forma de abrir os portões da escola para que a área verde e o estacionamento sejam utilizados pela comunidade. Segundo a Administração Regional do Guará, não há previsão para a volta da Rua do Lazer.