Maria da Guia – Faz do magistério uma lição de vida

POR ZULEIKA LOPES/BLOG DA ZULEIKA

No Guará, temos várias professoras e professores da Rede Pública de Ensino que transformaram suas vidas e a de seus alunos no ensinar e no aprender constantemente. Temos algumas mais que especiais, que se destacam por, além do magistério, seguir na carreira política, como a professora e ex-administradora do Guará Márcia Fernandez (morta há dois anos), Teresa Maltese, que hoje dá nome à Escola Técnica do Guará numa homenagem pos-mortem, e outras que continuam entre nós e que carregam uma bagagem símbolo da educação, como a professora Sonia Dourado, que fundou a Casa da Cultura do Guará, a professora Sandra Eliana, responsável há mais de duas décadas pelo desfile cívico-militar no aniversário da cidade, Leodenice Magalhães, pioneira na escola da Estrutural, a Nyedja Gennari, que também é conhecida como contadora de história e escritora.
Como nesta quinta-feira, 15 de outubro, rendemos várias homenagens ao Dia do Professor, comecei a pensar por onde andava a professora e ex-deputada distrital Maria da Guia Lima Cruz. O Blog da Zuleika foi atrás e trouxe um pouco da história de vida desta pioneira.
Maria da Guia mudou-se da QE 24, onde morou por mais de 40 anos, mas continua residindo na Região do Guará, no condomínio Park Sul, ao lado do Carrefour Sul.

Professora Maria da Guia, o que andas fazendo?
Após 51 anos como educadora diante da escola da vida, consegui atravessar avaliações e provações, com as quais aprendi que a contemplação do belo que existe no outro, nos faz enxergar com a alma. Da roça do Maranhão até aqui, fui professora municipal, diretora de escola, Diretora Regional, secretária de Educação Municipal de Águas Lindas (GO) e membro do Conselho de Educação do DF, secretária adjunta das secretarias do Trabalho e de Solidariedade.
Continuo realizando atividades sociais culturais e religiosas, e como membro atuante da Academia Internacional de Cultura; da Academia Taguatinga de Letras; da Academia Inclusiva de autores/DF; do Conselho Nacional da CNEC; do Conselho da Rádio Maria Brasil; consultora da Agência Ler mais Brasil;

Conte-nos uma emoção no magistério?
A indicação para realizar o sonho da Educação Integral no Distrito Federal. Coube a mim a gratificante tarefa de implantação dos 14 Caic’s, em 10 cidades do DF, o que me possibilitou a indicação do Ministério da Educação para um intercâmbio cultural de 40 dias na França. Foi um tempo lindo e de rico aprendizado.

E uma decepção…
Ver o desmanche político da Educação Integral em funcionamento. Foi uma exclusão da criança pobre na busca da igualdade de oportunidades.

Como educadora, mãe de três professoras, como está vendo o papel dos professores na pandemia?
Apesar do sofrimento na busca de soluções viáveis, foram os profissionais que mais se destacaram neste apagão mundial, se jogaram com sabedoria no ser e no fazer. Demonstraram ao mundo e a família, quanto são importantes na construção de um novo tempo!

Politicamente, pensa em voltar a se candidatar?
Não voltarei. Ali tive apenas mais um rico aprendizado como cidadã. Como viúva, mãe de cinco filhas que são um pedaço real do meu coração, fiz opção pela minha família e pela educação como partilha de amor eterno.