OFICINA DO SABER – A importância de se trabalhar as habilidades emocionais nas escolas

O século XXI trouxe uma série de desafios que fez com que as escolas se preocupassem com a formação de um cidadão mais completo e capaz de enfrentá-los. A Oficina do Saber é uma instituição que existe há 35 anos e que sempre se preocupou em construir um futuro onde as pessoas fossem criativas, ousadas, resilientes, altruístas e que saibam lidar com suas emoções e entendê-las melhor. A aprendizagem lúdica promove a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, não existindo respostas certas ou erradas por meio do uso de uma linguagem adequada a cada faixa etária e com temas de interesses das crianças.


Os projetos desenvolvidos pela escola são sempre elaborados pensando em formar cidadãos com direitos, mas também com deveres. Por causa da pandemia, atenção especial foi dada ao desenvolvimento da autoestima e do altruísmo das crianças em um “Arraiá Drive Thru Solidário”, onde as famílias passaram pela escola para entregar doações de alimentos e roupas e, em retorno à caridade “de quem faz o bem, recebe o bem”, a escola retribuiu com um kit com guloseimas juninas. Neste projeto foram fortalecidos laços afetivos entre a escola e a famílias, além da promoção da solidariedade com a entrega das doações às comunidades carentes.
A escola apoiou o projeto “Patas na Tampa” e criou o projeto “Corrente do Bem”, que consiste na arrecadação de tampas plásticas de recipientes diversos os quais são destinados à castração de gatos e cachorros de rua. A comunidade escolar participa ativamente contribuindo para a saúde animal, redução do abandono e dos maus-tratos, além da redução e descarte correto do plástico visando à formação de uma consciência ambiental.
O mundo viveu momentos difíceis com o isolamento social e, para manter o convívio, a escola promoveu encontros da saudade reunindo virtualmente as turmas dos mesmos turnos em um único horário. Na ocasião, houve muitas brincadeiras, oficinas, conversas e descontração.
A Oficina do Saber sempre busca a inovação, e constantemente cria oportunidades para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades emocionais. No ano anterior, a escola realizou o projeto “Álbum de Figurinhas” focado na importância e o respeito às diferenças individuais com a exploração da percepção de que todas as pessoas são seres únicos com características únicas.
O “Família em Ação” é um projeto quinzenal que consiste em integrar e aproximar a escola às famílias. As crianças tem a oportunidade de trazer os familiares para a escola em um dia especial para mostrar a todos da turma suas habilidades e talentos. No projeto “Pequenos Autores”, as crianças tornam-se autores de sua própria imaginação e são estimuladas a expressar, em um livro, suas sensações e emoções por meio da linguagem escrita, falada, corporal e artística.
Junto com a Companhia Teatral Néia e Nando, a escola trabalha habilidades de expressão corporal e verbal e ainda colabora para que as crianças desenvolvam sua capacidade de aprender a expressar sentimentos, desejos e medos.

Inglês

Ser fluente na língua inglesa é algo decisivo e fundamental na vida profissional das pessoas e quanto mais cedo melhor. A Oficina do Saber facilita e promove o ensino da língua inglesa desde o ensino infantil através do programa “Thomas Bilíngue for Schools” da Casa Thomas Jefferson, que há 57 anos ensina o idioma inglês fundamentado na imersão, experimentação e atividades Maker, onde as crianças aprendem fazendo e fazem aprendendo.
“Para o futuro, em busca da nossa missão de desenvolver as crianças em todas as suas dimensões, a escola se prepara para expandir seus horizontes por meio de novos projetos, expansão da educação digital, atividades de contraturno, e principalmente a ampliação das instalações físicas para o bem estar dos alunos e criação de espaços apropriados para a prática de atividades esportivas e dinâmicas”, conta a fundadora e diretora Maria Edna Claro. A escola contará com novos playgrounds, salas multiuso, refeitório, cozinha experimental, novos berçários, lactário, sala para aulas de reforço, quadra poliesportiva e muito mais para receber nossas crianças.

  • OFICINA DO SABER
  • QI 6 Conjunto “U” lote 74 – Guará I
  • 3567.4164
    Atende crianças de 4 meses ao 5º ano