Voluntários reflorestam Bosque dos Eucaliptos

Parque entre QEs 38, 42 e 44 e Expansão do Guará é um dos três parques da cidade, mas não recebe cuidados do governo. ONGs e moradores plantaram mais de 500 árvores em duas ações

Moradores de outras quadras mais afastadas nem sabem onde fica e os mais próximos, das QEs 38, 42 e 44 e da Expansão do Guará (QEs 48 a 58) apenas contemplam a bela área verde de 50 hectares, mas pouco usufruem dela, em parte pela falta de segurança – o local é utilizado para venda e consumo de drogas ou serve de moradia para moradores de rua – e em outra parte por falta de atrativos. Praticamente abandonado pelo governo, o Bosque dos Eucaliptos, também conhecido como Parque JK (apelido que não pegou), está sendo apadrinhado por amantes da natureza e moradores preocupados com seu futuro. Em um  ano, voluntários plantaram na reserva cerca de 500 mudas de plantas do cerrado, como parte do movimento Tempo de Plantar.

No primeiro ano, em 2019, as plantas foram todas fornecidas pelo governo e o serviço de abertura de covas também, mas neste ano a ajuda oficial foi bem menor – a maioria das mudas foi doada por moradores, simpatizantes da causa e Organizações Não Governamentais (ONGs) e vaquinhas garantiram a contratação dos serviços mais pesados, como a abertura de covas, também chamadas de berços, mais profundas.

Mesmo com a pandemia, que arrefeceu os ânimos de muitos que participaram do primeiro evento e gostariam de ter participado do segundo, mais de 100 pessoas puseram a mão na terra durante o plantio de 250 mudas no domingo, 6 de dezembro. Foi, literalmente, uma festa, com direito a música ambiente, muita confraternização e exemplos de cidadania.  Famílias inteiras, casais de namorados, idosos, voluntários de outras cidades e a maioria das lideranças comunitárias da cidade se revezavam como um formigueiro humano para reflorestar o parque.

Conscientização

“Não foi apenas um plantio de mudas, mas de amor pela cidade e de cidadania. A cada dia, a comunidade está se conscientizando da necessidade de recuperar e preservar a natureza”, comemora a coordenadora do movimento Tempo de Plantar no Guará, Simone Vaz. “Essa foi mais uma demonstração de que a comunidade pode ocupar o lugar do estado quando ele se ausenta, na preservação do que é seu”, aplaude o ambientalista e professor de Meio Ambiente, Adolfho Fuica. Símbolo da resistência contra a ocupação do Parque Ezechias Heringer, Guto Gomes, que ficou com sequelas físicas por ter levado um tiro de um chacareiro invasor há mais de 20 anos, lembra que nunca houve tanto interesse do morador do Guará pelos seus parques. “Antes, eram poucos os que interessavam e corriam atrás pela regularização e preservação dessas áreas. Felizmente, hoje são muitos”.  Vizinho do parque, o ex-administrador regional do Guará no governo Agnelo Queiroz, Wagner Sampaio, lamenta apenas a falta de mais engajamento dos próprios moradores próximos no plantio. “Seria bom que eles participassem mais, porque iriam valorizar e preservar mais o que ajudaram a plantar”, diz ele.

Quem também fez questão de marcar presença e deixar sua muda plantada foi o senador Izalci Lucas (PSDB), ex-morador do Guará, e também a governadora do Distrito LD-3 do Lions Clube, Terezinha de Lima Ferreira, que acompanhou um grupo de companheiros leões no plantio.

O movimento Tempo de Plantar vai continuar plantando, no próximo domingo, 13 de dezembro, no Parque Ezechias Heringer, o Parque do Guará, a partir das 9h.