Cineastas guaraenses no Festival de Brasília

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro está na 53 ª edição. Nasceu, em 1965, como Semana do Cinema Brasileiro, por iniciativa do historiador e crítico Paulo Emílio Sales Gomes, que estava à frente do primeiro curso superior de cinema, criado na Universidade de Brasília (UnB).

É o mais antigo encontro dedicado ao cinema nacional do país, prestigiado por realizadores e críticos por oferecer espaço à apreciação, à reflexão e à participação do público e de profissionais do cinema. Tornou-se, ao longo dos anos, um símbolo de grande prestígio, não apenas por seu pioneirismo, mas também pela ousadia que pautou sua trajetória e seus premiados, antecipando ou reafirmando a consagração de filmes e autores.

Dentro da programação do festival há a Mostra Brasília, feita para o cineasta da cidade, de modo a incentivar a produção audiovisual local. Na Mostra Brasília estão dois filmes de cineastas guaraenses: Curumins, de Pablo Ravi, e Questão de Bom Senso, de Peterson Paim

 

Curumins
Pablo Ravi

O documentário Curumins busca desconstruir preconceitos e estereótipos sobre os povos nativos brasileiros, numa linguagem acessível a todos os públicos, especialmente crianças e adolescentes.

O filme apresenta dados gerais essenciais, além das particularidades de duas etnias bem diferentes uma da outra: Fulni-ô, que vive em área urbana e Kamayurá – mais isolada- que vive na maior reserva indígena do Brasil, no Parque Indígena do Xingu.

O vídeo traz grande conhecimento interdisciplinar, mas transcende o científico: tem uma mensagem que promove respeito à diversidade. Ao mesmo tempo em que apresenta as singularidades, aproxima indígenas e não-indígenas, porque exalta o que é humano, a beleza que existe nas trocas entre culturas- em busca de um mundo mais sustentável, mais justo e fraterno.

Questão de Bom Senso
Peterson Paim

O curta-metragem, dirigido e editado por Péterson Paim, também morador do Guará, conta a história de Toniquinho, falecido em novembro de 2019, aos 95 anos. Foi ele que perguntou a JK, durante seu primeiro comício da campanha presidencial, em Jataí – GO, se ele cumpriria a constituição e, consequentemente, construiria a nova capital do país. Segundo consta a história, JK, a partir dessa pergunta, colocou Brasília como principal meta de governo.

Os filmes podem ser vistos de 17 a 20 de dezembro de 2020 nas plataformas Globo, em https://canaisglobo.globo.com/ , mas desde que seja assinante de algum serviço por assinatura que inclua o Canal Brasil.