#HackacityGuará pretende deixar nossa cidade mais inteligente

Uma iniciativa que reúne lideranças, comerciantes, artistas, professores, empresários para buscar soluções inteligentes e criativas para os problemas cotidianos

Paulo Roberto de Morais Muniz, presidente do do Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico do Distrito Federal e Cris Pereira, gestora do Espaço Multiplicidade na QE 19

O Projeto #HackacityGuará – Mutirão Cidade Inteligente é uma iniciativa com apoio do Codese-DF e da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, com o objetivo de criação de um programa de ações a serem realizadas para tornar o Guará mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável.

Idealizado por Cris Pereira, gestora do Espaço Multiplicidade da QE 19, e sob supervisão do Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico do Distrito Federal, presidido por Paulo Roberto de Morais Muniz, o #hackacityGuará pretende ser um imenso laboratório de práticas para tornar a cidade mais inteligente e debates entre os cidadãos. Dezenas de lideranças, das mais diversas áreas tem debatido esta construção desde o fim de 2019.

 

O que faria do Guará uma cidade inteligente? Qual o caminho para alcançar isso?

Cris Pereira– As Cidades Inteligentes e Humanas começam a tomar forma quando nelas se instalam uma infraestrutura tecnológica com plataforma aberta, capaz de integrar todas as tecnologias ali disponíveis. A integração das tecnologias, com transparência e acesso irrestrito aos dados e informações por elas gerados, conduzem as cidades para a participação de seus cidadãos em um processo de co-criação com o poder público e com as empresas. Por isso, muito mais do que inteligentes, as cidades devem ser inteligentes e humanas. Não somente o aspecto tecnológico deve ser estruturado, mas também o desenvolvimento e a ampliação de oportunidades para as pessoas, segundo André Gomyde Presidente da Rede Brasileira de Cidade Inteligentes e Humanas que também é apoiadora do Projeto #HackacityGuará – Mutirão Cidade Inteligente.

O primeiro passo é conversar com a sociedade, mapear os problemas, buscar soluções com iniciativas já em andamento seja por Governo ou pela própria sociedade e alinhar as expectativas. E isto temos iniciado com as reuniões e as lives que vamos começar a realizar agora no primeiro semestre de 2021.

 

Quais atores estão envolvidos? A comunidade tem abraçado a proposta?

Cris Pereira– Como propositor do projeto temos o CODESE DF e o apoio da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas. Além disto, temos a sociedade Guaraense que através do Espaço Multiplicidade sob minha liderança e do Alexandre Nasiasene vem dialogando com líderes comunitários, da cultura, da Academia (como a Faculdade Projeção) e do setor produtivo da cidade, da área de comunicação como o Jornal do Guará, além da própria Administração Regional

 

A comunidade tem abraçado a proposta?

Cris Pereira – Foram realizadas reuniões e temos grupos de discussão iniciados em redes sociais buscando esta aproximação, a própria rádio comunitária do Guará, através do ex-administrador Joel Alves, já sinalizou algumas vezes a divulgação do projeto, mas achamos que esta aproximação verdadeira se dará agora no primeiro semestre de 2021 com as lives e ações efetivas de início de execução do projeto com o envolvimento de vários participes da comunidade liderando ações na realização e execução das atividades de implantação do projeto.

 

Existe uma expectativa de realização de atividades, sejam online ou presenciais, para o primeiro semestre de 2021?

Cris Pereira – Como falamos anteriormente, temos um cronograma inicialmente aprovado e estamos articulando também com algumas secretarias de Governo e a sociedade para iniciarmos lives com rodadas de conversa e mapeamento das necessidades, além de identificar pessoas e histórias da cidade em vídeos mostrando um pouco da cultura e da vivência no Guará. Com o objetivo de demonstrar que a Cidade também é um ponto turístico, e que tem muito a oferecer a todo o DF.

 

Como o Codese tem amparado os projetos voltados para o desenvolvimento das cidades satélites, ou Regiões Administrativas? 

Paulo Roberto de Morais Muniz – O Codese DF realizou em 2019 o I Fórum Nacional para Certificação de Cidades Inteligentes e tem trabalhado com projetos para realmente apoiar o DF e RIDE em todas suas cidades para a implantação efetiva das Cidades Inteligentes. Além dos Projeto #HackacityGuará que terá o apoio em emenda parlamentar do Deputado Leandro Grass, através do apoio da Secretaria de Turismo e terá como ponto de partida a temática turismo no Guará. Além disto, o Codese DF está estruturando o projeto EXPO RIDE que tem como objetivo ser uma plataforma de aceleração do desenvolvimento regional. O projeto servirá também para dinamizar o Coaride, as Rotas de Integração Nacional, a Carta Brasileirade Cidades Inteligentes e o Programa de Fortalecimento das Capacidades Governamentais dos Entes Subnacionais.