Secretaria de Agricultura reitera apoio à horta comunitária do Guará

Um grupo de representantes de hortas urbanas e comunitárias  esteve na tarde da última terça-feira, 12, na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF).  O grupo teve por objetivo buscar celeridade do órgão no que se refere ao cumprimento das diretrizes previstas na Lei 4.772, de 24 de fevereiro de 2012, e no Decreto nº 39.314, de 29 de agosto de 2018, que estabelece Políticas de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana no Distrito Federal (PAAUP). De acordo com os dispositivos é de responsabilidade da Seagri-DF criar um Comitê Executivo para o desenvolvimento das ações destinadas a implantação e ao acompanhamento das PAAUP.

Segundo o Secretário-executivo da pasta, Luciano Mendes, presente na reunião, o Comitê de trabalho previsto no Decreto está sendo formado e prestes a ser publicado. O grupo irá acompanhar

A representante do grupo, Dahiana Ribeiro,  apresentou uma planilha contendo a relação de hortas e as principais  dificuldades  enfrentadas por elas.  Entre as necessidades, estão a aquisição de insumos, ferramentas, sementes, adubos, acesso à água e regularização fundiária dos terrenos. Para ela, tais informações revelam um cenário que poderá contribuir significativamente para nortear os trabalhos do Comitê Executivo.

 

Após a apresentação, Mendes afirmou o apoio à agricultura urbana, que segundo ele, é rotina da SEAGRI-DF, e  que priorizar hortas é importante e  faz parte da estrutura do governo.   Por isso, colocará a secretaria à disposição dos responsáveis de hortas para viabilizar os recursos necessários junto aos demais órgãos, como Emater, Caesb e outros.

 

Participaram do encontro, o secretário-executivo da pasta, Luciano  Mendes e o Diretor Vilmar Rodrigues, o engenheiro da Emater, Rogério Vianna, o   médico Marcos Trajano, do Horto Medicinal do Lago Norte, e as Líderes Comunitárias Dahiana Ribeiro e Ana Maria Oliveira,  ambas da  Horta Comunitária do Guará .