Bueiros da expansão recebem novas tampas

Quadras novas tiveram tampas de ferro furtadas há quatro anos, mas acidente com uma moradora apressou providências

Circular de carro pelas novas quadras do Guará, região conhecida como Cidade do Servidor, era um perigo. As tampas de cerca de 60 bocas de lobo das QEs 48 a 58 tinham sido furtadas, e os bueiros abertos nas ruas traziam riscos para veículos e pedestres que trafegam por ali diariamente. Na semana passada, um moradora quase foi sugada pela tubulação de águas pluviais ao cair num desses bueiros abertos, mas conseguiu se segurar a tempo e saiu com uma contusão no tornozelo. A repercussão do acidente na imprensa e no grupo de moradores das novas quadras levou o governo a providenciar a colocação de novos bueiros, que haviam sido furtados há cerca de quatro anos, quando não havia começado a ocupação dos lotes. A suspeita é que os equipamentos de ferro tenham sido levados por carroceiros que descartam lixo e entulho na área, para vender em ferros velhos. Por causa do mato que tomava conta da área, foram furtados também todos os transformadores instalados nos postes, mas a CEB providenciou a reposição logo depois.

Na época, a Terracap, dona da área e responsável pela venda dos lotes e pela urbanização, prometeu repor as tampas dos bueiros antes da ocupação, mas não providenciou. Agora, porém, as tampas de ferro estão sendo repostas em uma ação envolvendo o GDF Presente, a administração regional e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Riscos de acidentes

Os bueiros abertos se transformaram em buracos profundos. “Se um carro caísse nos buracos ia estragar muito, porque eram bem fundo”, afirma o coordenador do Polo Central do programa, Luciano Almeida. Agora, para evitar novos furtos, as tampas estão sendo reforçadas com massa asfáltica. “A gente tinha acabado de fazer a troca das tampas danificadas”, afirma a administradora regional do Guará, Luciane Quintana.

Além da instalação das novas tampas, a expansão vem recebendo uma operação limpeza. Esta semana, em apenas um dia, juntamente com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), as equipes recolheram 100 toneladas de entulho, pneus e inservíveis de uma área pública usada irregularmente como transbordo. “O SLU recolhe lixo aqui três vezes por semana”, diz o coordenador do Polo Central.

A administradora Luciane Quintana faz um apelo para que a população descarte os rejeitos, especialmente os pneus, no Papa Entulho, que fica próximo à feira do Guará. “É preciso haver uma conscientização dos moradores, o pneu acumula água das chuvas e pode ser um criadouro do mosquito da dengue”, pede. “Nosso papa entulho é bem localizado, em uma região central da cidade”, ressalta.