Instituto Arapoti lança Manual de Gestão de Resíduos para condomínios, escolas e bairros

A ferramenta servirá de consulta para ajudar condomínios, escolas e bairros do DF a fazer a gestão e a prática correta de resíduos

Por Ana Maria Oliveira

 

O Instituto Arapoti, organização não governamental sem fins lucrativos mantenedora da Horta Comunitária do Guará, lançou na última quinta-feira (4), o Manual de Gestão de Resíduos para condomínios, escolas e bairros.  A ferramenta de consulta tem por objetivo ajudar condomínios, escolas e bairros do DF a fazer a gestão e prática correta de resíduos.

De acordo com a equipe técnica, a elaboração do manual surgiu a partir de observações e questionamentos recebidos a respeito da gestão correta dos resíduos domésticos produzidos em residências ou em estabelecimentos. E foi cuidadosamente elaborado de forma didática e criativa visando facilitar a consulta por parte dos gestores que lidam com atividades de separação, armazenamento e demais ações que envolvam a correta destinação dos resíduos.

A presidente do instituto, Dahiana Ribeiro explica que o Manual abrange conceitos e noções inerentes à coleta seletiva de resíduos orgânicos, recicláveis e não recicláveis.  Detalha a importância da separação durante o processo de descarte reduzindo impactos ambientais e contribuindo na parte social da qualidade de trabalho e de vida dos catadores, e ainda viabiliza a venda do material às cooperativas. “Além de útil, nossa expectativa é a de que a aplicação desses conceitos sirvam de aprendizado e tornem parte de nossa cultura” afirma.

O conteúdo traz ainda informações sobre tipos e variedades de compostagens e ensina que a prática é possível mesmo em pequenos espaços.  Observa aspectos jurídicos da Lei que tornou a compostagem obrigatória e que deve ser aplicada para pessoas jurídicas de direito público, de direito privado e em condomínios residenciais ou comerciais.

O Instituto Arapoti trabalha na implantação da sustentabilidade em condomínios, escolas e bairros porque acredita na gestão integrada dos resíduos como ação essencial para trazer ganhos na parte ambiental, social e na economia circular. Para a organização é de suma importância reutilizar, reciclar e compostar e se for descartar, dar preferência à logística reversa.

O manual está disponível no site www.institutoarapoti.com.br

na seção “Cartilhas e Manuais”, sob o título “Manual de Gestão de Resíduos”