Educação através do cinema

No período de férias, o professor guaraense Júlio Cézar Rodrigues indica filmes relevantes sobre a educação

|Coordenador do Fest Film, no CED 01 do Guará, o professor Júlio Cézar foi premiado em um concurso de roteiros. Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

O amor dedicado ao cinema e transformado em obra-prima pelas mãos do diretor Giuseppe Tornatore em Cinema Paradiso coincide com a relação de amor entre o professor Júlio Cézar Rodrigues e o cinema. “Desde tenra idade eu já era apaixonado pelo cinema. Cheguei a cabular aulas para não perder algum filme da Sessão da Tarde”, relembra Júlio Cézar.

Enquanto o acervo de mídia audiovisual crescia, a paixão do professor se ampliava. Cinéfilo confesso, em um ano, ele chega a assistir cerca de 350 filmes e, recentemente, foi premiado como roteirista em um concurso promovido pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Neste mês de férias para a comunidade escolar, o professor Júlio Cézar de Rodrigues comenta filmes relevantes sobre educação, no podcast do canal EducaDF, disponível nas plataformas de áudio.

Desde 2016, ele decidiu compartilhar seus conhecimentos voluntariamente com os estudantes do Centro Educacional 01 do Guará, onde ele também já foi aluno. “Meu professor de Química, o cineasta Peterson Paim, criou o projeto Festquin que se transformou no Fest Film. Com a saída dele da escola, aos poucos assumi a coordenação”, explica.

Ao fim do projeto, os estudantes precisam fazer um curta-metragem de até cinco minutos. No canal do projeto no Youtube, há mais de 70 vídeos disponíveis. Além disso, o gosto pelo cinema tem contagiado os jovens. “Há estudantes que já foram premiados no Festival de Curtas das Escolas Públicas do DF e um aluno conseguiu uma bolsa integral de Cinema em uma faculdade particular”, revela o professor.

 

Tem na Netflix?

 

Para quem tem dificuldade de encontrar clássicos ou filmes mais cults nas plataformas conhecidas, Júlio Cézar indica os serviços de streaming Mub; Cine Belas Artes ou o SPCine Play que, no momento, é gratuito.

Entre os clássicos sobre educação, o professor cita os filmes: O clube do imperador; Sociedade dos poetas mortos; Ao mestre com carinho e Adorável professor.