Família Araguaia, de músicos itinerantes, aterrissa na Feira do Guará

Dinho Araguaia, sua companheira Yara e os filhos Abhomey e Dahamed percorrem o país levando sua música

Um compositor de ofício. Já emprestou seu talento aos gêneros mais diversos, do rock ao reggae, passando pelo samba, MPB e suas variantes. Dinho Araguaia pegou seu nome emprestado de sua terra natal: Conceição do Araguaia, no Pará. De lá, com suas canções e violão nas costas rodou o país várias vezes. São Luiz, Fortaleza, Palmas, Brasília e Rio Branco e muitas outras cidades o receberam ao longo dos anos. Em São Paulo conheceu Yara Araguaia, mãe dos seus filhos, Abhomey e Dahamed, de 11 e 17 anos respectivamente.  Hoje a família viaja unida, formando uma alegre banda. “Atualmente estamos passando mais tempo em cada lugar, pelo menos um ano, por conta da escola dos meninos”, explica o músico.

“Entendo a arte de compor como um trabalho e, como um diretor de cinema, ou um ator, não me limito a um gênero”, abre a conversa o músico. Hoje, Dinho percorre as feiras do DF, e tem uma predileção à Feira do Guará. “Aqui no Guará o público gosta muito de música, por isso é possível desenvolver um repertório menos conhecido, menos popular. Aí, aproveito para tocar o que eu gosto mesmo de ouvir, como João do Vale, Chico César, Zé Geraldo e tantos outros. Uma canção que tem chamado atenção é uma musicalização minha de um poema de Torquato Neto, por exemplo”.

A família Araguaia vive do que ganha com a apreciação em praças públicas. De chapéu no chão, arrecada de acordo com a generosidade das pessoas em volta. O filho mais novo o acompanha na percussão, o mais velho em um segundo violão, a mãe canta e marca a percussão para Dinho cantar e tocar. Em várias músicas a família inteira canta. “Percorremos as três feiras de Taguatinga, do Pedregal, do Produtor, de Ceilândia e esta do Guará. As feiras são locais muito importantes para os músicos populares. Pois, é onde encontramos a brasilidade melhor representada, seja no artesanato, na gastronomia ou na música. É onde nos sentimos à vontade e onde o nosso público está”, completa.

Família Araguaia – 61 91354919