Mesmo interditado, quiosque continua obras

DF Legal tentou notificar proprietário, mas ele se escondeu dentro do container com uma criança. Se abrir, será multado e pode ter excesso derrubado

Quem passa pela via contorno do Guará II, em frente às academias Água Vida e Companhia Aquática e ao lado da igreja Assembleia de Deus se depara com um vistoso quiosque, montado sobre um container. O que surpreende é o tamanho do quiosque, bem acima dos limites permitidos por lei, que é de 60 metros quadrados e calcula-se que lá são mais de 140 metros quadrados. O que também surpreende é a audácia do proprietário do quiosque, que insiste em concluir a obra mesmo sob interdição do DF Legal.

Nesta quarta-feira, 10 de março, fiscais do DF Legal tentaram notificar novamente o responsável pela obra, mas ele se trancou dentro do quiosque com uma criança de aproximadamente cinco anos e ficou lá das 16h às 19h, quando a equipe da fiscalização foi embora. Os fiscais recorreram à Polícia Militar para tentar arrombar a porta, mas os policiais preferiram não forçar a entrada porque a criança chorava muito do lado de dentro.

Apenas o excesso

“Vamos continuar monitorando, se ele abrir, vamos entrar com outra ação, a de interdição de funcionamento, além de multa e demolição do excedente”, explica o subsecretário de Fiscalização de Obras do DF Legal, Marcelo Sayeg. O subsecretário acrescenta que o quiosque tem autorização para funcionar e que a preocupação do órgão é com a parte que excede ao tamanho permitido por lei. “Se ele reduzir, vai poder abrir, sem problema”, completa.

Para tentar conseguir o apoio da comunidade, o proprietário do quiosque conseguiu autorização da Secretaria de Projetos Especiais para urbanizar a área em volta, através do programa Adote Um Praça.