Começa revitalização do Bosque dos Eucaliptos

Operação conjunta do governo limpa parte da área, que servia de depósito de entulho e curral. Depois, virão o cercamento, uma ciclovia e outros equipamentos

Um dos três parques do Guará – os outros são o Ezechias Heringer e o Parque Denner (no Polo de Moda) – o Bosque dos Eucaliptos (entre as QEs 38, 42, 44 e as novas quadras 48 a 58) começa a ser revitalizado, depois de receber cerca de 400 mudas de plantas do cerrado em dezembro do ano passado, através do projeto Tempo de Plantar, mantido por voluntários. Uma força tarefa do governo envolvendo vários órgãos está limpando a área que era usada como depósito de entulho e curral por parte de carroceiros e estava toda tomado por mato.
Criado em 2006 no Governo Maria de Lourdes Abadia (que completou o Governo Roriz), o parque de 281 mil metros quadrados, equivalente a 38 campos de futebol, está praticamente abandonado, principalmente a parte entre as antigas lagoas de oxidação e QE 38 e as novas quadras 52 a 54, e utilizada por carroceiros como descarte de entulho. A outra parte, entre as QEs 42, 44 e 56 a 58, teve nascente e vegetação nativa preservadas e recebeu nos últimos anos cerca de 1 mil mudas de plantas do cerrado, mas o cercamento teve todo o alambrado furtado.
Com a ocupação das quadras novas, para onde estão chegando cerca de 6 mil novos moradores em 805 lotes de cooperativas e outros 900 vendidos pela Terracap, o governo resolveu investir na revitalização do parque para ser transformado numa nova área de lazer. Por outro lado, a iniciativa resolve outra demanda dos moradores das quadras mais antigas – QEs 38, 42 e 44 – que reivindicavam a ocupação e limpeza da área, por ela ter se transformado em foco de mosquito transmissor da Dengue e de esconderijo de marginais e consumidores de drogas.

Quase 1 mil toneladas de entulho

Nessa primeira etapa, a da limpeza, em apenas cinco dias foram retiradas cerca de 400 toneladas de entulho e a previsão é que ainda existam cerca 500 toneladas a serem retiradas até a próxima semana. Com o terreno limpo, a Administração Regional do Guará, que passou a administrar o parque a partir do ano passado, pretende iniciar a revitalização. “A partir de agora, vamos buscar recursos e parcerias para implantar equipamentos de lazer e promover o reflorestamento”, afirma a chefe de Gabinete da Administração Regional do Guará, Vanessa Gama. O deputado Rodrigo Delmasso está intermediando com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) o aproveitamento de parte da cerca que será retirada do parque Ezechias Heringer, que receberá uma nova cerca para a nova poligonal), para cercar o Bosque dos Eucaliptos. “Com o fechamento, vai ficar mais fácil buscar novos investimentos para o parque”, afirma o deputado.
Coordenador da operação limpeza, o assessor especial da Secretaria de Governo, Jânio Pinto Ribeiro, morador do Guará, informa que já conseguiu com a Novacap 150 caminhões de terra para cobrir e nivelar o terreno que está sendo limpo.
Para evitar que a área volte a ser ocupada por carroceiros e invasores, a Administração do Guará pretende cercar toda a área com alambrado e construir ciclovia e pista de caminhada para que a comunidade ocupe o parque e passe a ajudar a preservá-lo. Como a região está recebendo uma grande quantidade de construções nas quadras novas, a Administração Regional solicitou ao SLU a construção de um papa-entulho, semelhante ao existente no Cave, para o recebimento de restos de obras.
“Essa era uma demanda antiga da comunidade. Além de foco de mosquito transmissor da Dengue, essa área era habitat de animais peçoientos e esconderijo de ladrões e consumidores de drogas”, comemora o presidente do Conselho Comunitário do Guará-Sul (QEs 38, 42, 44 e 46), Carlos Roberto Gomes.

Moradores comemoram

“O governador Ibaneis determinou que a gente cuidasse da cidade e cuidasse das pessoas. Essa demanda chegou pelo deputado Delmasso à Secretaria de Governo e imediatamente ajustamos com a nossa equipe que está aqui. Seguiremos o cronograma de limpar, cercar o local e trazer equipamentos públicos para a implantação de um novo parque para o Guará que precisa de áreas verdes e de convivência”, explica o secretário de Governo, José Humberto Pires, que visitou a área nesta terça-feira, 16 de março.
“Adquiri recentemente um lote da Terracap na QE 52 e estava muito preocupado com o abandono dessa área e com os riscos que ela poderia provocar aos moradores próximos. Pensei até em desistir de morar lá, mas agora me animei novamente com a notícia da limpeza e a revitalização do parque”, diz Antonio Sérgio Campelo, que pretende começar a construção da nova casa assim que a operação concluir a limpeza da área do Bosque dos Eucaliptos.
A operação conjunta conta com o apoio da Administração Regional do Guará, Polo Central-2 do programa DF Presente, coordenado pela ex-administradora Vânia Gurgel, Secretaria de Governo, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Agricultura e Polícia Militar.