Polícia Civil cumpre mandados no Guará pela Operação Asa Branca

Na segunda fase da operação, Polícia Civil realiza busca domiciliar contra grupo que ameaçou servidores da delegacia

Rubis avaliados em mais de R$ 700 mil

Nesta manhã, policiais da 38ª DP deflagraram a segunda fase da operação Asa Branca, visando o cumprimento de 6 mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa que ameaçaram os servidores da delegacia.

Os autores, inconformados com a apreensão de diversos veículos do grupo em ação policial ocorrida no dia 5 de maio de 2021, ameaçaram e tentaram intimidar os servidores da 38ª Delegacia no dia 8 de maio. Na ocasião, três dos autores acabaram presos em flagrante pelos crimes de organização criminosa e coação no curso do processo.

Durante a investigação, apurou-se que o grupo criminoso é voltado para a prática dos crimes de usura, estelionato, falsa comunicação de crime, parcelamento ilegal do solo, falsificação de documentos públicos e privados e lavagem de dinheiro.

O grupo emprestava dinheiro a juros, pegando como garantia veículos automotores dos interessados como garantia. Após se apossar dos veículos, os criminosos se apropriavam dos bens dados em garantia, mesmo quando eram ressarcidos dos valores emprestados, chegando, em alguns casos, a registrar falsas ocorrências policiais de furto ou roubo dos automóveis para justificar a não devolução para os proprietários.

Na ação desencadeada nesta manhã, os policiais buscam mais provas do vínculo associativo entre os integrantes da organização criminais, bem como documentos falsificados, dados cadastrais de terceiro e veículos com origem duvidosa.

Na operação de hoje foram apreendidos diversos documentos, entre os quais, cheques, notas promissórias, procurações de veículos e de imóveis, documentos de terceiros, joias e cinco automóveis. Foram também apreendidos15 rubis avaliados em mais de R$ 700 mil. Os mandados foram cumpridos no Guara I e II, na Asa Norte, Na Asa Sul e no Park Way.