Guará recebe Ponto de Encontro de Mulheres Hipercriativas

Espaço vai oferecer treinamento e capacitação a quem queira ou tenha seu próprio negócio. Sem custo.

As mulheres que empreendem ou queiram desenvolver-se para o empreendedorismo no Guará ganharam um espaço próprio para capacitação em cursos e treinamentos, com a inauguração do Ponto de Encontro das Mulheres Hipercriativas, projeto idealizado pela Secretaria da Mulher do DF em parceria com a Administração Regional do Guará. O espaço foi inaugurado nesta terça-feira, 15 de junho, no prédio da Administração pela secretária da Mulher, Ericka Filippelli e a administradora regional Luciane Quintana.
O projeto vai promover a capacitação de quem precisa, por meio da seleção de mulheres que queiram ensinar e mostrar suas experiências através de oficinas virtuais ou presenciais. E também formar uma rede de aprendizagem, de colaboração e de parceria entre as mulheres do Distrito Federal para promover a economia criativa da cidade e gerar autonomia feminina.
“Pesquisas comprovam que a mulher demora mais a entrar no mercado de trabalho e depois tem dificuldade de permanecer nele por causa dos afazeres em casa. Ter seu próprio negócio é a solução. Por isso, queremos oferecer a elas a oportunidade de montar e administrar seu empreendimento ao mesmo tempo que cuida de sua família”, afirmou a secretária Ericka Filippelli.

Modelista como exemplo do Guará

A administradora regional Luciane Quintana preferiu apresentar a modelista América Rocha, que confeccionou o vestido usado por Namoi Solomon, mulher do ator indicado ao Oscar deste ano, Max Solomon, como exemplo de mulher empreendora do Guará. “Montei meu negócio no Polo de Moda em 2002 e, mesmo com algumas dificuldades, persisti e agora tive meu esforço recompensado ao ter um dos meus produtos desfilando no tapete vermelho do Oscar”, disse a modelista.
“É um norte, um novo caminho para oferecer a essas mulheres. Sabemos que durante a pandemia, as mulheres foram muito atingidas, já que muitas trabalham no setor de serviços. Essa parceria com a administrações é oferecer mais uma porta aberta; de reforçar a visão que o governador Ibaneis tem de abrir espaços públicos que a comunidade use, de trazer a população para perto. Muitas não têm computador ou internet em casa. Então, pensamos criar esses pontos de encontro e oferecer a todas mulheres mais 32 cursos na área de economia criativa”, completou a secretária Ericka Filippelli.
O Ponto de Encontro das Mulheres Hipercriativas tem uma sala destinada à orientação da gestão empreendedora e contará com computadores com acesso à internet, impressora, televisores, mesas de reunião, para garantir que as alunas possam assistir às aulas virtuais – tanto aquelas que serão ao vivo e com hora marcada, como ter acesso aos materiais gravados de cada oficina. Ali, elas ainda poderão realizar reuniões e as tarefas demandadas durante o curso.

Mudar a vida das mulheres

“A ideia é facilitar o acesso ao projeto para as mulheres de todos os lugares do DF, principalmente das regiões com os maiores índices de vulnerabilidade, permitindo a capilarização e territorialização desta estratégia, que tem o potencial de mudar a vida destas mulheres e suas famílias, levando novas oportunidades”, esclarece a subsecretária de Promoção das Mulheres, da SMDF, Fernanda Falcomer.
O ponto do Guará é o segundo do DF depois da Candangolândia e, até o fim do mês, serão inaugurados novos pontos de encontro do projeto nas administrações regionais do Cruzeiro, São Sebastião, Paranoá, Es-trutural, Setor de Indústria e Abastecimento, Ceilândia e Vicente Pires.