GUARÁ NA ROTA DO TURISMO

Cidade recebe Centro de Atendimento ao Turista e inclui três locais como atrativos para visitação

A administradora regional Luciane Quintana e a secretária Vanessa Mendonça também entregaram certificados de cursos de capacitação de artesãos

A Região do Guará entrou definitivamente para a rota do turismo do Distrito Federal. A Secretaria de Turismo (Setur-DF) lançou na cidade o programa Turismo em Ação, com a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CA) e projetos para a inclusão da região administrativa na rota turística de Brasília. Para implantar o projeto, a secretária da Setur, Vanessa Mendonça, visitou pontos turísticos da cidade na sexta-feira passada (18 de junho) e apontou a formação de iniciativas para incluir a tradicional Feira do Guará no roteiro dos pontos oferecidos pelas empresas do setor aos turistas que vem a Brasília.
Além da Feira, os pontos turísticos da cidade sugeridos são a igreja da Paróquia Maria Imaculada, a ser inserida na rota religiosa de Brasília, o Kartódromo Ayrton Senna, celeiro de pilotos, e os parques ecológicos Denner e Ezechias Heringer, que funcionam como “pulmões” da área urbana.
Ao lançar o programa Turismo em Ação no Guará na sede da Administração Regional, a secretária Vanessa Mendonça informou que a cidade é a oitava a ser visitada por caravanas da Secretaria de Turismo com o objetivo de lançar, além de Brasília. um novo olhar sobre os atrativos das demais 32 regiões administrativas do Distrito Federal.
“O turismo finalmente chegou às regiões administrativas. Esse é o resultado da gestão do governador Ibaneis Rocha, que sempre pede para cada secretário alcance aqueles que mais precisam. Desde o início do governo, eu comecei a caminhar por todas as cidades para identificar os pontos turísticos e transformar os que já existem em uma rota estruturada e qualificada. Com esse objetivo, lançamos o programa Turismo em Ação”, afirmou a secretária. “A Administração tem se preocupado com pessoas em situação de rua e especialmente com questões de saúde por causa da pandemia. Agora tem a oportunidade de abraçar uma agenda positiva para a cidade”, respondeu a administradora regional Luciane Quintana, referindo-se ao fato de que três servidoras da AR foram capacitadas pela Setur para atuar no novo CAT do DF.
Além do Guará, já são sete regiões contempladas com o programa Turismo em Ação: Planaltina, Brazlândia, Gama, Sobradinho, Ceilândia, Riacho Fundo II e Lago Sul.
A secretária Vanessa Mendonça explicou que a Setur vem trabalhando na estruturação, identificando e visitando cada um desses locais para conhecer os pontos turísticos fortes e aqueles que precisam ser melhorados. Além disso, o programa também ajuda no acesso a iniciativas de fomento, como benefícios do Fungetur (Fundo Geral do Turismo), linha de crédito junto ao BRB (Banco de Brasília) – instituição financeira responsável por operar o repasse de R$ 521 milhões feito pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de injetar dinheiro em empreendimentos do setor.

Turismo interno

O novo olhar do turismo despertou o interesse por ações para atrair visitantes para a cidade do Guará em vez de simplesmente exportar turistas para outros países. É o caso do pastor Jales Barbosa, da empresa Jallestour Turismo, sediada na cidade desde 1980. “Antes da pandemia, fazíamos excursões de moradores do Guará para o exterior, como Israel. Agora, tivemos que rever nossas atividades atraindo visitantes para o Guará”, afirmou o empresário ao descerrar a faixa do novo CAT, juntamente com a secretária Vanessa Mendonça.
Por conta do potencial turístico do Guará, o presidente do sindicato patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Jael Antônio da Silva, que esteve presente no evento de lançamento do programa, anunciou a criação de uma diretoria da entidade na região administrativa. “Essa diretoria regional se faz necessária pela quantidade de estabelecimentos desse segmento existente no Guará, o que dá as condições de ter uma representação. Essa diretoria buscará potencializar ainda mais o significado gastronômico e sua importância econômica e financeira para a cidade”, afirmou o presidente do Sindhobar.

A igreja da paróquia Maria Imaculada, entre as QE 15 e 17, será um dos pontos sugeridos para visitação pelos turistas

Investimento no artesanato

No lançamento do programa Turismo em Ação, no Guará, além da inauguração do CAT, houve entrega de certificados de conclusão do curso de capacitação e qualificação de atendente turístico a servidores da Administração Regional e 30 Carteiras Nacionais de Artesão a profissionais do artesanato local. De acordo com a Secretaria de Turismo, já são 456 artesãos credenciados em todas as regiões administrativas no Distrito Federal. A Carteira Nacional de Artesão habilita o profissional legalmente em todo o Brasil, oferece a possibilidade de participação em eventos locais, nacionais e internacionais, concede isenção de ICMS, emissão gratuita de nota fiscal, qualificação e Previdência Social.
A artesã-mestra Roze Mendes, que é servidora da Setur, destacou o papel da pasta na atenção ao artesanato local. “Este governo, com sua secretária Vanessa Mendonça, chegou incluindo os artesãos em uma coordenação de turismo, olhando as nossas bases, querendo saber quantos somos, como vivemos, quem depende do artesanato, onde esse artesanato já chegou, onde é vendido, como esse artesão adquire essa matéria-prima, quantas horas eles trabalham. Alguém chegou e nos reconheceu, mostrando-se preocupado com a gente, alguém quer nos enxergar”, observou.
A Secretaria de Turismo também tem apoiado o segmento por meio de parcerias, como a firmada com a Conampe, entidade de micro e pequenas empresas, para o acesso gratuito para a criação de lojas virtuais dos artesãos.