PARK SUL – O bairro nobre do Guará

Integrante da Região Administrativa 10, setor é a menina dos olhos dos endinheirados e por isso tem o metro quadrado mais caro do DF. Segurança, localização e proximidade com shoppings e outros atrativos justificam a demanda

Com 157 mil habitantes, Guará está em 199º lugar em população entre as mais de 5.600 cidades brasileiras, de acordo com último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e projeções da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e, como qualquer cidade média ou grande, tem seu lado mais modesto e o mais nobre. Embora esteja separado fisicamente do núcleo urbano pelo Córrego Guará, o setor Park Sul, antigo Setor de Oficinas e Garagens Sul, se configura como o bairro nobre da cidade, principalmente depois que se transformou numa área residencial de alto padrão e de abrigar grandes empreendimentos hoteleiros.


Desde 2007, com o início do boom da construção civil no Distrito Federal, a área que pertence à Região Administrativa 10 vem mudando suas características de prestação de serviços automotivos para abrigar grandes condomínios residenciais de luxo e se apresentando como uma importante opção de hotelaria, em parte por causa da sua localização privilegiada, num eixo entre as principais cidades do DF, a principal saída para outras regiões do país, do mais importante shopping brasiliense e do aeroporto Juscelino Kubstchek.
Diferente do setor Sudo-este, planejado para ser o bairro nobre de Brasília, o Park Sul apresenta vantagens para conquistar essa fama, por oferecer moradia com mais conforto em condomínios em estilo ressort, com grandes áreas de lazer e projetos arquitetônicos diferenciados. Além da facilidade de acesso através da via Epia e do metrô e futuramente da via Avenida das Cidades (ex-Interbairros), o Park Sul ainda oferece a comodidade de ter dois shoppings (ParkShopping e CasaPark), com seus complexos de cinema e restaurantes, os hipermercados Carrefour Sul e Extra, a loja de material de construção Leroy Merlim e a rodoviária interestadual.


Segurança e conforto

A segurança é outro diferencial que fizeram os grandes empreendedores imobiliários se mirarem no Park Sul e, consequentemente, atraírem os compradores. Praticamente todos os edifícios contam com tecnologia de vigilância 24 horas, cercados de sistema infravermelho e identificação sistemática para a entrada de veículos e pedestres. As câmeras também estão presente nas recepções, garagens, áreas comuns e de trânsito de pessoas. Todo esse aparato coloca o novo bairro como a região com menor incidência de ocorrências policiais do Distrito Federal, de acordo com levantamentos mensais da Secretaria de Segurança Pública.
Todo esse interesse transforma o bairro no metro quadrado mais caro do Distrito Federal, entre R$ 11 mil e R$ 13 mil, acima inclusive do setor Noroeste. A tendência, de acordo com estudo da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF) é que essa valorização aumente ainda mais à medida em que a demanda vá superando a disponibilidade de terrenos para novos lançamentos de luxo.
Todos esses atrativos convenceram o empresário Paulo Coimbra a mudar-se do Sudoeste para o Park Sul há três anos. “Além do conforto oferecido pelo espaço e pela comodidade de encontrar quase tudo nas proximidades, tenho o mesmo custo que tinha antes por muito mais. Com praticamente o mesmo valor de condomínio que pagava lá sem ter quase nada, aqui a minha família pode desfrutar de uma grande área de lazer”, avalia.
Ex-moradora do Lago Sul, a aposentada Gislaine Sobreira Silva garante que fez a melhor opção ao trocar sua casa por um apartamento no novo bairro. “Ganhei em segurança, em sociabilidade porque antes ficava praticamente sozinha com a saída dos filhos e aqui convivo com muita gente, e em praticidade por não ter que me deslocar para ir a supermercado, shopping e buscar outros serviços”.
Além de todas essas facilidades, o morador do Park Sul vislumbra a possibilidade de desfrutar o meio ambiente do parque Ezechias Heringer, o Parque do Guará, que, em seu plano diretor, prevê uma série de atrações dos dois lados do Córrego Guará.

Setor de Garagens, na Região do Guará, será renomeado SUPERQUADRA PARK SUL

A Câmara Legislativa aprovou em segundo turno a redação final do projeto que altera a denominação do Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos (SGCV) para Superquadra Park Sul (SQPS). De autoria do deputado distrital guaraense Rodrigo Delmasso (Republicanos), o projeto vai a sanção do governador Ibaneis Rocha. Na justificativa, o deputado explica que a região abriga complexos residenciais, hotéis, shoppings, concessionárias e garagens. “Por isso, a proposta visa dar à região uma denominação condizente com a realidade da população local”, justifica o autor do projeto.
A proposta de mudança de denominação havia sido debatida com os moradores da região em julho do ano passado em audiência remota promovida pela Câmara Legislativa. Os participantes apoiaram o texto que propunha a unificação dos três setores numa superquadra, mantendo a Região do Guará para efeitos de endereçamento.
Inicialmente, apenas o Setor de Garagens faria parte da alteração, mas o parlamentar decidiu incluir outras duas áreas (Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos (SGCV), do Setor de Múltiplas Atividades (SMAS) e do Setor de Oficinas Sul (SOFS) para Superquadra Park Sul (SQPS), o Trecho I do Setor de Múltiplas Atividades (SMAS) e o Setor de Oficinas Sul (SOFS).

A síndica do Condomínio Living Park Sul, Lúcia Helena Caiafa conta que atualmente muitas correspondências e entregas vão parar em outros lugares devido aos nomes dos setores, que geram muita “confusão” e esse seria um dos motivos da mudança. “Acredito que a unificação vai facilitar bastante a vida os moradores e comerciantes da região. O endereçamento ficará mais claro e dessa forma o setor vai ser ainda mais valorizado”, explica Delmasso.