A localização de website é o processo de adaptação do idioma, aparência e funcionalidade de um site para mercados de idiomas estrangeiros. O objetivo final da localização é um site que leva as diferenças linguísticas, culturais e técnicas em consideração, mas não altera a intenção original do texto fonte. O intuito é que se pareça que foi originalmente escrito no idioma de destino. Geralmente, as grandes e até pequenas empresas costumam recorrer para empresas especializadas nesse tipo de procedimento, pois se necessita de uma gama de profissionais que tenham experiência nesse ramo. Aqui neste texto você vai ver quais são os principais processos de localização de sites usados atualmente pela maioria das agências de localização de sites. Assim, você pode ficar tranquilo de que não será passado para trás e escolherá a melhor empresa para prestar esse serviço tão importante.
1) Preparação do projeto
A estratégia de localização de seu site requer um planejamento meticuloso para garantir que seu projeto seja executado sem problemas. Depois de definir suas necessidades de negócios e os idiomas de destino dos clientes que você deseja alcançar, a agência que você escolherá para trabalhar contigo deve criar um plano de projeto detalhado, com um fluxo de trabalho que garanta a conclusão de acordo com seus prazos, especificações e expectativas.
2) Execução do projeto
O estágio de tradução real de um projeto de localização de website começa assim que as diretrizes adequadas são estabelecidas. Na fase de execução, o conteúdo é distribuído para um grupo de tradutores nativos que são informados sobre as particularidades do projeto. Os linguistas profissionais totalmente qualificados traduzirão seu conteúdo de acordo com suas instruções e diretrizes, após isso, um segundo grupo de revisores editará todo o texto traduzido para garantir que seja contextual e culturalmente apropriado para o público-alvo.
3) Controle de qualidade pós-localização
Depois que todo o conteúdo traduzido for aprovado, os arquivos devem ser revisados e testados. Nesse estágio, a garantia de qualidade linguística e funcional é a parte mais essencial que a empresa de weblocalização deve conduzir antes do lançamento final do seu site ou produto/marca no novo mercado. Um exemplo de empresa online que possui uma vasta experiência e qualidade renomada nesse ramo é a Protranslate.
O objetivo final da localização de um site é aumentar as vendas. O retorno do investimento para localização de sites é enorme. Uma sólida estratégia internacional, aliada a traduções de alta qualidade, fazem toda a diferença na sua margem de lucro. É por isso que você não deve pensar mais em economizar do que verificar se você está fechando um projeto com uma boa empresa de web localização. Só assim você conseguirá agilizar o processo de localização, manter uma boa qualidade e reduzir os custos para alcançar um mercado global.