Começou o Curso de Compostagem da Horta Comunitária

Foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto, o curso gratuito de compostagem, da Horta Comunitária, na QE 38, numa parceria entre a Administração Regional do Guará, o Instituto Arapoti e o Sebrae-DF. Participaram d acerimônia de lançamento os deputados distritais Rodrigo Delmasso e Reginaldo Sardinha, a administradora regional do Guará Luciane Quintana e a coordenadora do Instituto Arapoti e da Horta, Dhai Ribeiro, a secretária executiva do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental e diretora tecnica do Sebrae – DF, Rose Rainha, e do secretário executivo do Ibram, Thulio Cunha Morais.

O curso será realizado de 2 a 14 de agosto, no período da manhã, de 8h as 11h, A jornada de duas semanas tem na programação cursos de hortas, compostagem urbana, palestras, reflexões e engajamento com o tema sustentabilidade. O curso faz parte do projeto Sebrae-DF, “Cidade Empreendedora”, concurso entre as administrações regionais que visa fortalecer iniciativas que fomentem a inovação para o desenvolvimento territorial nas cidades.

Para os cursos de horta comunitária e compostagem urbana foram inscritos mais 40 interessados, entre 18 e 30 anos residentes no Guará, e foram selecionados 25, por causa a capacidade do espaço e a dinâmica das aulas. Foram considerados também a formação dos interessados, aqueles que pretendem empreender na área da sustentabilidade urbana, ofertando por exemplo, mão-de-obra em serviços de horta, jardinagem funcional compostagem ou até mesmo comercializar produtos como hortaliças, adubos e fertilizantes orgânicos.

Temas do curso

Entre os temas que estão sendo abordados durante a jornada sustentável estão: como fazer uma horta, compostagem, gestão de resíduos, tipos de coleta seletiva, adubação, controle de pragas, palestra sobre empreendedorismo e outros. No encerramento serão entregues certificados aos participantes.

A capacitação é parte do Projeto Composta Guará, promovido pela Administração Regional do Guará em parceria com a Horta Comunitária do Guará e tem por objetivo principal oferecer oportunidade gratuita ao jovem empreendedor de construir seu próprio negócio.