Fórum vai discutir a cultura do Guará

Comunidade cultural vai discutir a cena local em três encontros na próxima semana. Organizado pelo Conselho de Cultura, Fórum começa com uma pesquisa online

Qual é a Cultura do Guará? Onde, como e quem a representa? Isto é o que a comunidade cultural espera poder responder na próxima semana. As discussões acontecem a partir de terça-feira, dia 24 de agosto, às 19h. Esse ciclo é uma iniciativa do Conselho de Cultura e Gerência de Cultura da cidade que pretendem mobilizar a comunidade cultural e artística em torno da discussão de importantes temas para a afirmação e promoção dos direitos à cultura no Guará, debater oportunidades e soluções aos profissionais da cultura e a proposição ativa e colaborativa na construção de políticas culturais da cidade. Ao todo, serão realizados 3 encontros virtuais, por meio da plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo e aberta a todos pelo canal do CRC Guará no YouTube. A programação completa está nas redes do Conselho de Cultura do Guará no qual é possível se inscrever para os debates.

O tema do primeiro encontro, dia 24 de agosto, será “Qual é a Cultura do Guará?” que visa apresentar a cena cultural do Guará, momentos históricos, suas principais manifestações culturais e a nova cena cultural da cidade, além da oportunidade de identificar ações possíveis de serem empreendidas.

No dia 25 de agosto, quarta-feira, será a vez de discutir os “Espaços Culturais e a Economia Criativa”, abordando tópicos como empreendedorismo cultural, observatório da cultura e uma agenda cultural integrada na cidade.

No dia 26 de agosto, quinta-feira, será o último dia do Fórum com o debate sobre os “Profissionais da Cultura do Guará: Qualificação, Geração de Oportunidade de Trabalho, Renda e Infraestrutura”.  Será o momento para apresentação da LOC, reflexão sobre o cotidiano de quem depende da arte, ausência do apoio nas instâncias público e privado, dentre outros.

Quem não puder comparecer aos encontros, mas quiser dar a sua contribuição, pode enviar suas opiniões ou sugestões por escrito, para o e-mail conselhoculturaguara@gmail.com . É recomendado que as propostas de ações e demais apontamentos relativos ao tema de cada encontro sejam enviados até uma hora antes de sua realização, para que sejam apresentadas no fórum.

O Fórum de Cultura do Guará é uma iniciativa como espaços públicos de diálogo sobre temas culturais de interesse geral. Os debates acontecerão de forma totalmente virtual, como uma oportunidade e um espaço de reflexão sobre temas que pretendem subsidiar as políticas culturais da cidade.

As sugestões levantadas no fórum, juntamente com os resultados da pesquisa de diagnóstico em andamento, disponível no link https://forms.gle/63MHXHCTCRe1UxRY6 , serão utilizadas para o aperfeiçoamento da Política Cultural do Guará, enriquecida pela participação democrática dos membros da comunidade e pautada na descentralização da gestão da política cultural, no respeito e valorização da diversidade e na inserção plena da cultura no projeto do bem viver do Guará.

Programação:

24/08 – Qual é a Cultura do Guará?

25/08 – Espaços Culturais e Economia Criativa.

26/08 – Profissionais da Cultura do Guará: Qualificação, Geração de Oportunidade de trabalho, renda e infraestrutura.

Horário dos encontros: 19h

Transmissão ao vivo pelo Youtube: conselhodeculturaguara

Responda à pesquisa: https://forms.gle/63MHXHCTCRe1UxRY6

Inscrição para participação dos debates: https://forms.gle/V8y9BwKjzy5YkJ7r7

Redes Sociais:

https://www.instagram.com/culturaguara/

https://www.facebook.com/conselhodeculturaguara