Alívio entre alunos no retorno do ensino médio no Guará

Secretária de Educação acompanha retomada das aulas presenciais no CEM 1, do Guará, e encontra adolescentes felizes pela volta

“Estive na volta da educação infantil e do ensino fundamental. Pude ver que, entre todos, nossos jovens do ensino médio eram os que estavam mais ansiosos, mais felizes pela volta” Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

A retomada das aulas presenciais dos estudantes do ensino médio da rede pública começou nesta segunda-feira (23). Ao chegarem às escolas, os estudantes encontraram o ambiente higienizado e protocolos detalhados de distanciamento. Muitos se declararam ansiosos e felizes por reencontrarem os amigos e professores depois de 530 dias afastados do ambiente escolar, por causa da pandemia.

“Conversei com muitos deles. Não aguentavam mais esperar pela volta”, contou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que esteve no Centro de Ensino Médio 1, do Guará – escola conhecida por GG, em referência ao ginásio da cidade -, para dar as boas-vindas aos estudantes.

Para a gestora, é uma retomada difícil: “Alguns entraram no ensino médio, mas estão vindo para a escola pela primeira vez desde a conclusão do fundamental. Vamos recuperar o tempo perdido de aprendizagem, sem esquecer dos cuidados sanitários, dos protocolos de biossegurança”.

Kevin Carvalho, estudante do 3º ano, gostou de retornar à sala de aula: “Senti muita falta dos meus amigos e da escola”

Até às 15h, as 14 regionais de ensino do Distrito Federal relatavam um retorno tranquilo do ensino médio. No Recanto das Emas, por exemplo, eram esperados 1.992 estudantes nas cinco escolas que oferecem essa etapa da aprendizagem. Exatos 1.673, ou 84%, compareceram. As escolas farão busca ativa daqueles que faltaram.

No CEM 1 do Guará, a estudante Ingrid Lustosa estava com grande expectativa para o encontro presencial com colegas e professores. Ela tem deficiência intelectual e está no terceiro ano no CEM 1. “A escola está bem organizada e eu confio muito nos profissionais que estão aqui”, conta a mãe da estudante, Mara Torres. “Queria muito ver os professores e todo mundo aqui da escola. Estava com saudade de frequentar a sala de recursos e praticar esporte”, completa Ingrid.

Ana Clara Pereira, do 2º ano, estava na expectativa da volta presencial e ficou feliz que “deu tudo certo”

Os estudantes entraram tranquilamente, seguindo o distanciamento social para passar na máquina de reconhecimento facial e aferição da temperatura corporal. Neste primeiro dia de aula presencial, o CEM 1 também reservou um momento em sala de aula para reforço das orientações, com a leitura de uma cartilha produzida pela escola e entregue a cada estudante, na chegada, junto com uma máscara cirúrgica.