Fórum de Cultura retrata indignação, e união, da classe

Falta de espaços adequados, burocracia, pouco dinheiro para fomento e as consequências da pandemia foram as principais pautas discutidas

A cultura do Guará sempre foi muito ativa. Nascedouro de boa parte das grades bandas do Distrito Federal e casa de inúmeros artistas, a cidade com o tempo tem visto sua estrutura cultural desaparecer.
“O Fórum é uma ferramenta importante para aferição de como a comunidade tem se sentido em relação a cultura local existente. Embora contemos com a presença do Gerente de Cultura, eleito pela comunidade, é lamentável que a principal liderança administrativa da cidade não se comprometa a estar presente. Lamenta-se também a ausência de apoio da Administração Regional no que tange a divulgação do fórum, os atores culturais estão no fórum, o poder público se exime da presença”, reclama o conselheiro Lucas Rafael.
Obviamente, a pandemia e a impossibilidade de reunir público dificultou muito a vida dos artistas. Anda assim, o Guará continua sendo o principal celeiro artístico de Brasília. E para discutir estes aspectos e traçar um diagnóstico da comunidade cultural e sua produção, o Conselho de Cultura do Guará organizou o Fórum de Cultura do Guará entre os dias 24 e 26 de agosto de 2021.
“A cultura necessita de atenção e apoio, o Fórum de cultura do Guará é um grito de resistência deixando evidente que estamos alertas à dura realidade que a cultura está atravessando. O Fórum é uma oportunidade que a cultura do está proporcionando a comunidade de interação, dando voz a comunidade nesse momento de pandemia”, resume a conselheiro Lola.
O presidente do Conselho Regional de Cultura, o maestro Rênio Quintas, é quem tem conduzido os trabalhos. “Estou muito honrado e orgulhoso com este Fórum. Temos a participação da sociedade do Guará e de outras cidades. Quando construímos a LOC (Lei Orgânica da Cultura), a participação social era a sua menina dos olhos. Vamos repetir mais vezes e com mais frequência os bates papos como este”, declara o presidente do Conselho.
Ao todo, foram realizados três encontros virtuais, por meio da plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo e aberta a todos pelo canal do CRC Guará no YouTube, onde os vídeos continuam publicados.
As sugestões levantadas no fórum, juntamente com os resultados da pesquisa de diagnóstico em andamento, serão utilizadas para o aperfeiçoamento da Política Cultural do Guará, enriquecida pela participação democrática dos membros da comunidade e pautada na descentralização da gestão da política cultural, no respeito e valorização da diversidade e na inserção plena da cultura no projeto do bem viver do Guará.