Sons de casa para o mundo

Músico e produtor guaraense, Diego Sousa reinventa-se na pandemia e passa a produzir para terceiros, de dentro de casa mesmo

Músico experiente, militante do movimento cultural, ex-conselheiro de cultura e produtor, Diego Sousa faz parte de uma das categorias mais afetadas pela pandemia de Covid-19. Com os espaços culturais fechados, muitos músicos passaram por dificuldade nestes últimos anos. Diego ainda estava se recuperando de um assalto em 2018, com todos os seus instrumentos roubados, quando viu tudo fechar por conta do distanciamento social.

Em casa, com os filhos pequenos, Diego começou a produzir áudios para terceiros. “O novo normal trouxe uma realidade muito diferente pra muitos, senão todos os setores da sociedade, e dentre essas mudanças a realidade do homeworking. Mas, eu estava desempregado, e não podia fazer shows devido a vários fatores que impossibilitaram apresentações da forma que antes eu realizava, foi então que surgiu o meu homestudio. Estudei, estudei e estudei muito sobre produção musical, e continuo estudando, mas hoje consigo oferecer um serviço onde o produto final agrade os mais diversos ouvidos”, define. Diferente dos estúdios convencionais, Diego trabalha todo o som virtualmente, não sendo necessária a presença física do cliente. “O foco principal do estúdio é trabalhar com o novo formato, onde tudo acontece no digital. Meu trabalho mais recente foi uma trilha sonora para uma campanha institucional do Ministério da Infraestrutura, numa pegada regional linda. Ali eu tive a certeza de que posso criar qualquer instrumento virtualmente, sem a necessidade de uma megaestrutura”.

Novos sons

Sejam batidas para rap e hip-hop, criação de trilhas sonoras para publicidade, canais de Youtube, podcasts e a até a composição de músicas, Diego faz tudo. Sua experiência sobre o palco ajuda muito na elaboração do produto final. “Meu primeiro instrumento foi um violão quando eu tinha apenas 12 anos de idade, e desde então nunca mais parei. Posteriormente aprendi a tocar vários outros instrumentos, e vivenciar vários momentos que me puxaram para dentro da arte, assim, me assumi como músico. Nessa trajetória, participei de diversos projetos que englobam os estilos reggae, rock, soul, maracatu, coco, ciranda, mpb, bossa nova, samba, música eletrônica, música experimental, dentre outros, tocando diversos instrumentos, como o violão, escaleta (pianica), pife, percussões, teclas, sintetizadores, e também interpretando no canto”, conta Diego.

 

YOUTUBE: www.youtube.com/channel/UClGYs-ToIqbXUMcq6vvMzlA/videos

INSTAGRAM: www.instagram.com/diegosousabsb

FACEBOOK: https://www.facebook.com/diegosousabsb/

EMAIL: diegosousaproducoes@gmail.com

WHATSAPP BUSINESS: +55 (61) 98359-1357