Audiência pública debate importância da Feira do Guará para o DF

Fundada em 1969, a Feira do Guará surgiu em meio ao desenvolvimento do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), localizado na região administrativa. Na época, a feira acontecia durante os fins de semana e em meio a obras da construção da cidade. Hoje, já permanente, a feira carrega história e tradição e, por isso, virou pauta no Projeto de Lei Nº 1.462/2021, que reconhece a Feira do Guará como de relevante interesse cultural, social e econômico do Distrito Federal.

Com a finalidade de discutir o PL, que é de autoria do deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), a Câmara Legislativa realizou audiência pública remota nesta segunda-feira (13 de setembro) e contou com a participação de comerciantes e representantes políticos locais.

O autor do projeto fez a leitura do texto e afirmou que seu objetivo é proteger o espaço como patrimônio e assustar o que chamou de “fantasma da privatização”, que assusta os comerciantes. “Muitas vezes escutamos algumas conversas em que as pessoas afirmam que a feira vai ser vendida, mas essa não é a intenção do nosso governador”, declarou Delmasso.

 

Simbiose com a cidade

Para o secretário de Cidades Valmir Lemos, a feira é muito importante para o Guará, porque o espaço e a cidade se tornam uma só. “Há uma simbiose da feira e a comunidade. Não é possível falar da feira sem falar do Guará ou vice-versa”, afirmou. Sobre os boatos de privatização, Valmir disse que o assunto surge principalmente em espaços que não são superavitários e ele não vê a Feira do Guará como deficitária.

Já a administradora regional do Guará, Luciane Quintana, comemorou a iniciativa do PL e o encarou como positivo para a região. “Este projeto de lei não vai trazer somente a proteção, mas vai valorizar também a economia, enfatizar a relevância econômica, social e turística da nossa cidade”, celebrou.

De acordo com o presidente da Associação dos Feirantes da Feira do Guará, Cristiano Jales, os feirantes receberam positivamente o texto do projeto. “Conversei com as lideranças, com a diretoria e com pessoas que se empenham em melhorar o espaço e o PL foi muito bem recebido”, afirmou. Jales também declarou seu apoio e da feira ao projeto do republicano.

O Projeto de Lei Nº 1.462/2021 já foi aprovado no âmbito das comissões de Educação, Saúde e Cultura (CESC), de Assuntos Sociais (CAS) e aguarda aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).