Guará participa da Conferência Regional de Assistência Social no dia 16

Encontros bienais reúnem propostas de usuários e trabalhadores da assistência social para aprimorar a política. Saiba como se inscrever e participar

“É uma oportunidade de usuários e trabalhadores do Suas participarem da construção da política de assistência social do DF e até do país, já que parte das propostas será levada também para a Conferência Nacional, marcada para dezembro”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Para abrir o ciclo de Conferências Regionais de Assistência Social do Distrito Federal, preparatórias para a XIV Conferência Distrital, está marcada para esta quinta-feira (16) a Conferência da Região Central e Centro-Sul. Este primeiro encontro abrange as regiões administrativas do Guará, Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Varjão, SIA, SCIA-Estrutural, Núcleo Bandeirante, Park Way e Candangolândia.

As Conferências Regionais de Assistência Social são realizadas a cada dois anos. Serão dois dias de encontros durante a semana, divididos em regiões, para avaliar a atual política e reunir propostas de usuários, entidades, servidores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

 

Regionais

As reuniões começam às 8h com o credenciamento dos participantes. As inscrições estão abertas no site da Sedes.

As conferências também terão espaço aberto para apresentações culturais de servidores, trabalhadores e usuários do Suas. “Quem tiver interesse em participar deve preencher formulário no site da Sedes”, reforça a presidente do Conselho de Assistência Social do DF (CAS-DF), Kariny Alves.

“As conferências não são somente um momento de debate, mas de celebração e de envolvimento de todos na busca por uma assistência social justa, que combata as desigualdades”, destaca a gestora. O CAS-DF é quem organiza as conferências no âmbito distrital

A cada conferência regional, serão eleitos 42 delegados titulares e suplentes para participar da XIV Conferência Distrital de Assistência Social. Serão eles os responsáveis por levar as propostas.

Conferências

Os encontros serão on-line para prevenir a disseminação da covid-19 e abertos aos usuários residentes nas regiões administrativas abrangidas pela respectiva conferência regional e aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social que atuam nas unidades da Sedes e instituições localizadas nessas regiões.

Podem participar: representantes do governo, dirigentes ou representantes de entidade de assistência social inscrita no CAS-DF, trabalhadores que atuam na política de assistência social, usuários e beneficiários dos serviços socioassistenciais, convidados e observadores (estudantes, estagiários e interessados no assunto).

Para facilitar o debate e garantir que todos os temas pertinentes sejam discutidos de forma igualitária, as conferências, incluindo a distrital e nacional, foram divididas em cinco eixos temáticos:

  1. Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;
  2. Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais;
  3. Controle social: o lugar da sociedade civil no Suas e a importância da participação dos usuários;
  4. Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;
  5. Atuação do Suas em situações de calamidade e emergências.