Zoo recebe filhote de lobo-guará e duas oncinhas

Os animais foram resgatados ainda filhotes em MT e enviados para um programa de reabilitação desenvolvido pela UFMT em parceria com o Ibama

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília recebeu na tarde dessa segunda-feira (27/9) dois filhotes de onça pintada e um de lobo-guará que vieram de Mato Grosso. A equipe está concentrada nos cuidados iniciais dos recém-chegados.

Os animais foram resgatados ainda filhotes e enviados para um programa de reabilitação desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Segundo os órgãos, os pequenos não tinham capacidade de sobrevivência na natureza para a soltura no ambiente natural.

As onças foram resgatadas pela Sema-MT em uma fazenda em Juara. A dupla estava debilitada quando foi encontrada e passou por reabilitação na UFMT, Campus Sinop.

O lobo-guará foi encontrado perto de Cáceres, em uma região de queimada, onde a mãe, infelizmente, não estava com ele. “Como todo animal resgatado em áreade queimada, ele foi enviado para a UFMT para a realização de exames, e não foram encontradas alterações no pulmão e nem queimaduras. Após isso, foi para o CEMPAS até ter a destinação correta”, explica o gerente de Fauna da Sema-MT, Fernando de Siqueira.

O Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS) da UFMT cuidou do filhote de lobo-guará até a sua destinação final.