Empresa doa mil mudas de Ipê para o Bosque dos Eucaliptos

Plantio será feito na parte que recebeu uma grande operação limpeza e será feito por voluntários do Guará Tempo de Plantar

Um dos três parques do Guará – os outros são o Ezechias Heringer e o Denner (no Polo de Moda) – o Bosque dos Eucaliptos (entre as QEs 38, 42, 44 e as novas quadras 48 a 58) vai receber mil mudas de Ipê, doados pela incorporadora Conbral, que lançou dois empreendimentos imobiliários na região. As mudas serão plantadas pelo movimento Templo de Plantar, quere reúne voluntários que se mobilizam todos os anos para plantar e cuidar de uma área urbana ou rural.

O plantio começa no próximo domingo, 17 de outubro, inicialmente com 100 mudas, para coincidir com a 1ª Corrida Portal do Parque, que tem o objetivo de chamar a atenção da população e dos gestores públicos para o Bosque dos Eucaliptos, que tem uma parte reflorestada e a outra parte ainda sem receber qualquer tipo de plantio ou de infraestrutura. Essa parte, entre a QE 38 e as novas quadras do Guará (QEs 48 a 58), que escondia um grande “lixão” e onde ainda permanece uma vila de carroceiros, foi toda limpa há cinco meses numa operação conjunta do GDF. A intenção do governo é iniciar a implantação do projeto do parque com uma ciclovia e pista de caminhada, enquanto promove a plantio de mudas do cerrado.

 

Parte já reflorestada

Responsável pelo plantio de cerca de 500 mudas na primeira parte do bosque, entre as QEs 42, 44 e as quadras novas, o movimento Guará Templo de Plantar também se encarregará de plantar as mudas doadas pela Conbral. A empresa vai providenciar a abertura das covas, chamados de “berços”, para que os voluntários possam fazer o plantio. De acordo com Simone Vaz, coordenadora do movimento, a intenção é concluir o plantio das 1 mil mudas até o final de dezembro.

Em um ano, voluntários plantaram no Bosque dos Eucaliptos cerca de 500 mudas de plantas do cerrado. No primeiro ano, em 2019, as plantas foram todas fornecidas pelo governo e o serviço de abertura de covas também, mas em 2020 a ajuda oficial foi bem menor – a maioria das mudas foi doada por moradores, simpatizantes da causa e Organizações Não Governamentais (ONGs), e vaquinhas garantiram a contratação dos serviços mais pesados, como a abertura das covas.

O que é o Bosque dos Eucaliptos


Criado em 2006 no Governo Maria de Lourdes Abadia (que completou o Governo Roriz), o parque de 281 mil metros quadrados, equivalente a 38 campos de futebol, está praticamente abandonado, principalmente a parte entre as antigas lagoas de oxidação e QE 38 e as novas quadras 52 a 54, e utilizada por carroceiros como descarte de entulho. A outra parte, entre as QEs 42, 44 e 56 a 58, teve nascente e vegetação nativa preservadas e recebeu nos últimos anos cerca de 1 mil mudas de plantas do cerrado, mas o cercamento teve todo o alambrado furtado.
Com a ocupação das quadras novas, para onde estão chegando cerca de 6 mil novos moradores em 805 lotes de cooperativas e outros 900 vendidos pela Terracap, o governo resolveu investir na revitalização do parque para ser transformado numa nova área de lazer. Por outro lado, a iniciativa resolve outra demanda dos moradores das quadras mais antigas – QEs 38, 42 e 44 – que reivindicavam a ocupação e limpeza da área, por ela ter se transformado em foco de mosquito transmissor da Dengue e de esconderijo de marginais e consumidores de drogas.

 

Corrida de Rua em defesa do Bosque dos Eucaliptos dia 17 de outubro

Além de marcar o lançamento do condomínio residencial Portal do Parque, o primeiro empreendimento vertical da Expansão do Guará, a corrida tem o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de se implantar o Bosque dos Eucaliptos numa região que está cerca de 6 mil novos moradores até 2022.

Com largada ao lado do Parque Ecológico e Vivencial Bosque dos Eucaliptos, na QE 48 do Guara II, a corrida percorrerá a Avenida Contorno do Guará II.

 CORRIDA PORTAL DO PARQUE GUARÁ

  • 17/10/2021
  • Largada – 7h
  • QE 48 do Guara II, DF

Premiação em DINHEIRO para os 3 primeiros colocados nos 11km. Premiação em troféu por faixa etária e para atletas PNE na modalidade 11km Geral masculino e feminino.

Mais informações e inscrições em  https://www.centraldacorrida.com.br/portal-do-parque-guara-