Moradores da Expansão do Guará pedem mais segurança

Em reunião online promovida pelo deputado Rodrigo Delmasso eles enumeram outras melhorias que ainda não chegaram

Moradores das novas quadras do Guará – QEs 48 a 58 – apresentaram suas demandas ao governo durante audiência pública promovida pela Câmara Legislativa, nesta quarta-feira, 13 de outubro.  O encontro, mediado pelo deputado Rodrigo Delmasso, morador da cidade, foi transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo Canal da Casa no Youtube.

O parlamentar enumerou melhorias necessárias em urbanização e prestação de serviços públicos para a região, como iluminação pública, pavimentação, saúde e transporte e a necessidade de substituir a iluminação pública por equipamentos de LED, entre outras medidas necessárias para melhorar da segurança dos moradores. Ele especificou ainda a falta de ônibus, de creche, de escolas públicas e de unidade básica de saúde para atender à população.

A presidente da Associação dos Moradores e Inquilinos das Novas Quadras do Guará, Teresa Ferreira Dias, solicitou a instalação de câmeras de monitoramento e nova iluminação como medida para coibir ou reduzir a quantidade de furtos e roubos de material que tem acontecido na região. Ela defendeu também a construção de uma Unidade Básica de Saúde, uma vez que a UBS da QE 38, a mais próxima, não está conseguindo atender à demanda local. Teresa apontou ainda a falta de urbanização nas quadras 56 e 58, entre outras necessidades prementes. Tanto ela quanto o morador Rafael Gouveia solicitaram também novas vias de acesso às novas quadras.

O morador Leandro Peres solicitou a instalação de águas pluviais e do parque Bosque dos Eucaliptos, pedido  reforçado pela moradora Regina Barros. Entre outras demandas, os moradores reivindicaram ainda a instalação de quebra-molas e o adequado endereçamento na área.

Respostas do GDF

Em resposta aos pedidos dos moradores, o diretor técnico da Companhia Energética de Brasília (CEB), Fabiano Cardoso Pinto, disse que fará um levantamento orçamentário sobre a troca da iluminação pública por equipamentos de LED na região, medida que poderá ser efetivada via emenda parlamentar.

Já o subsecretário de Operações da Secretaria de Mobilidade do DF, Marco Antônio Ricardo de Jesus, prometeu enviar equipes à área, na próxima semana, para fazer um levantamento das condições viárias e o mapeamento das paradas de ônibus, bem como o remanejamento das linhas viárias.

A instalação de uma UBS será avaliada pelo subsecretário de Infraestrutura em Saúde da Secretaria de Saúde do DF, Mário Furtado Souza. Por sua vez, a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Nayse Vieira, disse que o órgão está à disposição e aguarda os encaminhamentos que deverão ser feitos pela Administração Regional do Guará. Em nome da Administração, a chefe de Gabinete Vanessa Gama garantiu que as demandas foram notificadas e os moradores terão acesso ao andamento dos processos.

A pesquisa aos processos pode, inclusive, ser feita pelo portal SEI, informou Delmasso, ao acrescentar que irá acompanhar, junto com a população local, o andamento de cada um deles.