A retomada do Prevenindo com Arte

Projeto da Polícia Militar do DF que oferece atividades desportivas à comunidade volta com força total, mas ainda seguindo os protocolos de segurança sanitária

Prevenindo com Arte é um projeto modelo do 4° Batalhão da Polícia Militar, que há mais de uma década tem aproximado as forças de segurança da comunidade, criando um ambiente para a prática esportiva, convivência e troca de experiências. Com mais de 1800 pessoas atendidas, divididas em várias modalidades, o projeto serviu de inspiração para outros batalhões da PM. E hoje, todas as atividades esportivas e sociais dentro dos quartéis do Distrito Federal levam o nome Prevenindo com Arte.
Durante a pandemia naturalmente as atividades foram suspensas ou reduzidas. Como boa parte das modalidades é coletiva, o distanciamento social e demais regras que visam combater a pandemia impediam as atividades. Por isso, quem praticava ginástica (em especial as pessoas da terceira idade), muay thai, corrida em grupo, futebol e judô e outras modalidades precisaram se afastar do batalhão.

Enquanto as atividades do Prevenindo com Arte não podiam ser realizadas, o Cel Aragão focou em planejar a retomada. Um exemplo foi a reforma do campo de futebol de grama sintética do quartel, se será agora utilizado pela comunidade

Com o arrefecimento da pandemia, e boa parte da população do DF vacinada, o comandante do 4°BPM, Cel Everaldo Aragão, planeja a volta plena do projeto. “Tudo o que acontece dentro do batalhão é planejado, e por conta disso estamos nos estruturando melhor para atender à população e oferecer um ambiente ideal para os policiais, os professores e a comunidade”, conta o Cel. Aragão. Durante a pandemia, o batalhão conseguiu a reforma do seu campo de futebol de grama sintética. Ele é agora o único do Guará em condições de uso. A reforma já é parte do planejamento feito para a retomada, quando as condições sanitárias forem adequadas.
As atividades do Prevenindo com Arte são orientadas por instrutores (policiais militares) e professores (civis voluntários). Para essa retomada o comandante do Batalhão convida quem deseja tocar atividades dentro do Prevenindo com Arte a se voluntariarem e levarem seus projetos ao 4°BPM.