Guará é campeão da Copa Brasília de Futsal

Time guaraense já havia sido campeão em 2016 e conquistou o título de 2021 de forma invicta. Clube que disputa a Liga Nacional representa a cidade

Pela segunda vez – a primeira foi em 2016 -, a cidade do Guará é campeã da Copa Brasília de Futsal. O time guaraense venceu na final o time de Ceilândia na final por 4 a 3, no sábado passado, 20 de novembro, em partida transmitida ao vivo pelo TV Globo. Os dois times chegaram à final com campanhas invictas em seis partidas cada um, mas o do Guará ganhou todas, enquanto Ceilândia empatou uma.

Guará foi representada pelo time da Associação Desportiva Brasília, que tem sede na cidade desde 2015 e é o único representante do Distrito Federal na Liga Nacional de Futsal desde 2020. Disputado por 33 equipes representando as regiões administrativas do DF, a Copa Brasília é a maior competição de futsal do Centro Oeste e tem apoio da TV Globo e Sesc, e é patrocinada pelo BRB.

 

Quem é e como foi formado o time do Guará

O time do Guará não foi campeão por acaso. Desde o início era apontado como o favorito ao título pela experiência e pela diferença de estrutura em relação aos demais. Como participa de uma competição nacional, pode ser considerado como um time semiprofissional.

Técnico Bruno Murari

Treinado pelo técnico Bruno Murari, um paulista de 29 anos que foi auxiliar técnico e treinador do Orlândia (SP), campeão brasileiro de 2012 e 2013, o time guaraense mesclou jogadores da categoria sub-20 com três jogadores de fora com mais experiência.

Durante o Campeonato Brasileiro de Futsal, o time treinava no ginásio do Colégio Maxwuell, na QE 11 do Guará, rebatizado de Arena Guará, mas durante a Copa Brasília passou a treinar no Clube do Sesc, de Ceilândia. A vinda do clube para o Guará foi incentivada e viabilizada pelo deputado distrital Rodrigo Delmasso, que, através da Administração Regional, ofereceu o ginásio para o time treinar.

O presidente do clube, Tiago de Faria Nunes

Fundada em 2006 por Tiago de Faria Nunes, seu único presidente até agora, a Associação Desportiva Brasília disputava torneios e campeonatos de futebol de campo e futsal no Distrito Federal até 2014, mas, a partir de 2015, quando foi convidado a se fixar no Guará, priorizou apenas o futsal.

Além de representar a cidade do Guará na Taça Brasília, o clube disputou a Liga Nacional de Futsal em 2020 e 2021 como convidado, o que também vai acontecer em 2022, mas será efetivado como sócio a partir de 2023. Nas duas competições, o time está sendo patrocinado pelo banco BRB.

O presidente da Fecomércio, gestora do Sesc/DF, José Aparecido, e o deputado Delmasso, responsável pela vinda do clube para o Guará, entregam o troféu ao capitão do time campeão