Festival Hackacity Guará engajou a comunidade em ações informativas e culturais

Espaços públicos receberam palestras, oficinas, rodas de conversa e shows para engajar a população no projeto de transformação em cidade inteligente

*Por Thainá Salviato

No sábado passado, 4 de dezembro, o Guará foi hackeado e tomado pelas atividades do Festival Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente. Foi um dia inteiro dedicado a ações como palestras, rodas de conversa, atividades culturais e empreendedoras em diversos pontos da cidade e tudo gratuito e aberto à comunidade.

A abertura do evento, realizada no hall da Administração do Guará, contou com a participação de parceiros, apoiadores e fomentadores do projeto, além de representantes da equipe, sociedade civil e autoridades.

A Coordenadora do Projeto Hackacity Guará, embaixadora da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e representante da sociedade guaraense, Cristiane Pereira abriu a sequência de discursos agradecendo a todos os colaboradores e apoiadores do projeto e destacando o intuito do Festival de ocupar os espaços da cidade, trazendo uma forma inovadora de pensar e sentir a cidade.

“Esse é um projeto que, apesar de ter sido idealizado por mim, não acontece sem a  mobilização e sem os amigos. Esta iniciativa dentro do Projeto voltada ao Turismo nasceu de uma emenda parlamentar do deputado Leandro Grass (Rede Sustentabilidade) com fomento da Secretaria de Estado de Turismo do DF e execução do CODESE DF, tendo as atividades realizadas com colaboradores que estão trabalhando no Projeto sendo todos guaraenses. Então a ideia foi trazer a sociedade para pensar numa cidade inteligente que também requer emprego, renda, economia sustentável. Não seria possível fazermos um projeto sobre cidade inteligente sem envolver a comunidade, não existe cidade inteligente sem as pessoas, sem sociedade mobilizada e sem ocupar os espaços, que é o que estamos fazendo hoje com esse Festival. Estamos dentro do Guará, literalmente hackeando a cidade com ações formativas, educativas e culturais praticamente em toda a cidade. Nosso projeto está apenas nascendo, começamos a construí-lo em 2018 e o nosso objetivo é crescer. Hoje reunimos aqui neste dispositivo de abertura todos esses atores e autoridades porque precisamos de vocês nos apoiando, porque esse é um projeto da sociedade, apoiado pelo Codese-DF que apoiou a iniciativa. Essa cidade tem potencial para ser inteligente e através dela vai levar esse movimento para todas as outras cidades do DF e da Ride”, ressaltou Cristiane Pereira.

O senador Izalci Lucas, que também é guaraense, participou da abertura e destacou a necessidade de pensar políticas públicas voltadas às principais necessidades da região para que tenham continuidade: “o maior problema do Brasil é que não temos política pública de Estado, temos políticas de governo, o que prejudica a continuidade das coisas. É isso que está faltando, além do envolvimento da comunidade, pois não conseguiremos fazer nada. Quando fui secretário, me juntei com a comunidade e conquistamos o terreno da Escola Técnica do Guará, por exemplo, que foi a primeira do DF. Nós estamos com um apagão geral de mão de obra qualificada. Eu estudei aqui no Guará e, naquela época, anos 70, todo mundo saía com uma profissão da escola e agora acabaram com isso. Agora estou sendo relator do projeto do ensino médio e, já a partir do ano que vem, as escolas terão que oferecer um itinerário profissional aos jovens. Assim como a educação profissional, é muito importante, hoje, essa consciência da necessidade de inclusão digital e da conectividade das pessoas e das cidades, então eu parabenizo a todos por esse projeto porque é fundamental colocarmos o DF na era digital e Brasília precisa voltar a ser uma referência nacional”.

Já a administradora do Guará, destacou o potencial do projeto para o desenvolvimento da cidade. “É uma alegria receber esse projeto na nossa casa e a realização dessas iniciativas com a nossa comunidade. Nós acreditamos nesse projeto e nesse legado para a cidade que só se desenvolve e cresce quando realmente há o engajamento de tantos parceiros. Esse é só o começo da promoção da arte, da cultura e da economia para os guaraenses”, afirmou Luciane Quintana.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), instituição realizadora do Hackacity Guará, parabenizou a comunidade local pelo engajamento na iniciativa e destacou a racionalidade da equipe no uso dos recursos públicos. “Parabenizamos a comunidade do Guará por ter encampado a ideia desse projeto tão bonito. Temos um orçamento pequeno, vindo da emenda parlamentar do deputado Leandro Grass, mas que, com todo o movimento que estamos vendo acontecer dentro do Guará e a repercussão, se fosse no âmbito da iniciativa privada, não gastaríamos menos de um milhão. Então vemos que o recurso está sendo bem empregado e o quanto é importante a atuação da comunidade apoiando esse movimento usando tão bem o recurso público”, salientou Leonardo Ávila.

Os recursos da emenda parlamentar chegam ao projeto por meio do fomento da Secretaria de Estado de Turismo do DF, que também é apoiadora da iniciativa. O secretário executivo da Setur-DF, Rodrigo Costa, representou a secretária Vanessa Mendonça no painel de abertura do Festival Hackacity Guará e ressaltou que o órgão apoia irrestritamente o projeto para que ele traga resultados efetivos à população. “A Setur tem participação ativa no projeto Hackacity Guará como executora e quer estar ombro a ombro com a comunidade e com todos os atores envolvidos na iniciativa para que possamos trazer resultado para a cidade, para as pessoas, pois o que importa, como sempre diz a secretária e o governador, são as pessoas, a geração de emprego e renda e que as pessoas estejam cada vez mais capacitadas e conectadas”.

Outro órgão do Governo do Distrito Federal (GDF) que apoia o Mutirão Cidade Inteligente é a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF). O assessor especial da instituição Júnior Berbet, que representou o secretário Gilvan Máximo no evento de abertura, afirmou que a Secti-DF “está de portas abertas ao projeto e que a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia tem trabalhado muito forte para trazer a cidade inteligente para Brasília com ações como o Wi-Fi Social, por exemplo, que está presente aqui na cidade”.

Leandro Grass, provedor da emenda parlamentar que possibilitou a execução do Hackacity Guará, comemorou a forma eficiente e produtiva como os recursos estão sendo aplicados e destacou a importância de trabalhar para que o projeto beneficie de forma direta e eficiente a população do Guará. “Como aproveitar o espírito guaraense como algo que possa beneficiar o território? Eu acompanhei o início do projeto, desde a sua formulação, e vemos que não é um projeto para o Guará, é um projeto com o Guará e com os guaraenses. Embora façamos todos parte da unidade do DF, não podemos pensar as políticas públicas de forma generalista, pois cada território tem suas características e necessidades. É preciso pensar no todo, mas agir no território porque é aqui que a vida acontece para essa população. Assim o DF cresce como um todo e nós podemos nos tornar a capital da inovação, do desenvolvimento sustentável e do cidadão brasileiro que aqui faz e acontece. Estou muito feliz porque o recurso que nós destinamos, que é pequeno, está sendo multiplicado em muita energia, como essa vasta programação do Festival de hoje, que é brilhante e oferece atividades para todos e é brilhante”, afirmou o deputado distrital.

Vice-presidente da Assespro-DF e moradora do Guará, Cláudia Couto também falou durante o painel de abertura do Festival Hackacity Guará . Ela acredita que o projeto “trará e desenvolverá muitas startups e games. A cidade foi criada com as mãos da população e, agora, nesse projeto, temos que retomar esse amor e investir na busca pela tecnologia”.

Outra moradora, nascida e criada na cidade, foi quem representou a sociedade civil no dispositivo de honra da abertura. Juliana Krause declarou se sentir honrada por falar em nome dos mais de 140 mil habitantes do Guará e por participar do projeto que é liderado por uma mulher. “Nós precisamos, com esse projeto, resgatar esse sentimento, a ideia é essa! É chamar a população para esse projeto que é colaborativo. O Guará também passa por uma situação bastante complexa que a gente precisa refletir que é o descaso com o seu meio ambiente, nascentes, parques, natureza, o descaso com o lixo, a desigualdade social. Por isso chamamos mais atenção a esse projeto porque precisamos, sim, de todos esses parceiros e apoiadores que temos e da população engajada para cobrar a nossa inclusão na tomada de decisão, pois queremos um orçamento participativo. Por isso nos motivamos em estar aqui, pensando na cidade inteligente e para que as políticas públicas tenham participação popular e para que as nossas necessidades sejam realmente sanadas. Não podemos esquecer, também, que o Guará é plural e pensar inteligente é respeitar também a diversidade. Precisamos continuar progressista e com seus espaços públicos ocupados e discutidos com a população”.

Encerrando as falas da abertura, pelo empreendedorismo local falou a representante da Thais Imobiliária, Raquel Ferreira. Ela declarou seu amor pela cidade e lembrou que o projeto de moradia das pessoas também é parte essencial para o crescimento do Guará: “Uma cidade inteligente precisa também de moradia inteligente e essa paixão se tornou também profissão e hoje estou aqui representando a Thais Imobiliária que tem como missão realizar o sonho do guaraense de encontrar um lar, seja comprando ou alugando. Temos mais de três mil imóveis administrados por nós e vendemos cerca de 50 imóveis mensalmente, contribuindo de forma direta para a formação dessa cidade trazendo grandes empreendedores e empresas para ocupar este território. Estamos sempre à disposição de todos para continuar construindo sonhos e desenvolvendo a cidade”.

 

Programação formativa, diversa, gratuita e cultural

Foram mais 20 atividades abertas à comunidade que se estenderam ao longo de todo o dia, em diferentes pontos da cidade, seguindo todos os protocolos vigentes de prevenção à covid-19.

Rodas de conversa sobre moda, meio ambiente, sustentabilidade, mobilidade, turismo, mobilidade, empreendedorismo social, economia criativa, gastronomia. Palestras sobre a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, a origem do Projeto Hackacity Guará e apresentação do diagnóstico realizado pela equipe na cidade.

Além de todas as atividades temáticas, o Festival também ofereceu programação cultural. Foram diversas atividades e atrações entre shows, oficinas e feiras, para públicos de todos os gostos e idades. Teve pocket show de MPB, oficinas de brinquedos, recicláveis, skate, feiras de empreendedorismo, grafite, oficina de desenho, games, show de blues e até sarau de artistas mulheres.

Tudo isso foi espalhado pelo Guará, em espaços públicos e privados, ocupando a cidade, chamando a população a se integrar ao ambiente. Horta Comunitária, Praça da QE 19, Complexo do Cave, Casa de Cultura, Feira do Guará, Teatro Arena, Escola Técnica e alguns restaurantes e cafeterias e diversos outros locais foram palco para esse dia de imersão na cultura e nas potencialidades do Guará para se tornar uma cidade inteligente, humana e cada vez mais inclusiva.

O evento contou, ainda, com a disponibilidade de dois carros elétricos que pertencem ao GDF e que rodaram por todos os lugares onde ocorreram as iniciativas para que a população pudesse conhecer e tirar fotos.

“Nós hackeamos a cidade do Guará com atividades espalhadas em todos os cantos: auditórios, bares, restaurantes, escolas, praças e outros locais inusitados de forma presencial e/ou virtual. Tivemos os cidadãos envolvidos e vivendo, durante todo o dia, essa imersão de conhecimento/informação sobre como transformar o Guará em uma cidade inovadora”, destaca a idealizadora e coordenadora do HackacityGuará, Cristiane Pereira.

 

Na tela do computador, na palma da mão

Todas as atividades realizadas durante o Festival Hackacity Guará – Cidade Inteligente foram gravadas e os vídeos estarão disponíveis no canal do Projeto no Youtube. Lá também é possível assistir as lives realizadas refletindo o Guará através da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e à websérie que destaca todas as potencialidades da cidade como rota turística no Distrito Federal. A série é um retrato do Guará, desde a sua criação até os dias de hoje, que revela a evolução da cidade e suas características tradicionais.

 

O projeto Hackacity Guará também pode ser acompanhado pelo site oficial (https://hackacity.com.br/ ) e pelas redes sociais (@hackacityguará).