Após o sucesso da primeira edição em agosto de 2019, na Praça da Moda (Polo de Moda), reconhecido pela imprensa local, como o maior evento de reggae do ano, o movimento Os Candangos e a banda guaraense Deus Preto resolveram promover a segunda edição, após o afrouxamento das medidas sanitárias por conta da pandemia do Covid, que fez com que a manifestação cultural e ambiental com finalidades filantrópica, de divulgação da cultura popular, dos artistas do cenário regueiro candango e do artesanato, produzido no Distrito Federal, não acontecesse em 2020.
O Jam Polo Reggae retorna, no próximo sábado, 11 de dezembro, com uma gama de atividades ambientais, coordenadas pelo Espaço da Sustentabilidade, integrado pelo Comitê Guará do Tempo de Plantar, Guará Ecológico, Sociedade dos Amigos do Parque e da Reserva Ecológica do Guará (Sapeg) e o Projeto Alegria. Entre as atrações, mutirão de limpeza do parque, oficinas, exposição de sementes do Cerrado e plantio de mudas ao redor do laguinho para proteção da nascente.
Durante todo dia serão arrecadados alimentos para as creches comunitárias da região do Guará e será promovida uma homenagem ao ex-conselheiro Regional de Cultura, Ricardo Rertz, falecido no início do ano, que era um dos produtores culturais, em atividade mais antigo do Guará, e que teve uma história bem representativa na cultura guaraense.
A ocupação resgatará, ainda, a tradição guaraense das famílias participando de encontros comunitários nos espaços públicos, principalmente nas praças, prestigiando as atrações culturais, curtindo uma boa música dos artistas da cidade e convidados, e principalmente promovendo a confraternização de vizinhos e familiares.
Alegria e desprendimento
De acordo com um dos organizadores, Henrique Chaves, “a manifestação cultural e ambiental reúne em um ambiente bem intimista e em perfeita harmonia com o meio ambiente de artistas do Guará e convidados dispostos a tocar, sem estruturas e grandes investimentos, apenas pelo prazer de estar bem junto ao público, divulgando seu trabalho e contribuindo com uma causa social. Ao mesmo tempo em que faz um pedido de paz para a região do Polo de Moda e QE 40, que integram a terceira mancha criminal do DF, e que vem sofrendo com o aumento da violência na região”.
Na programação cultural consta a Feira de Artesanato com a Rede Pequi, apresentação de cultura popular com o Tambor de Crioula Flores de São Benedito, Sensação Paraense e Império do Guará, apresentação de artes marciais com o Grupo Tigre de Kung Fu. Além dos Soundsystens Mantendo a Identidade, Bolachões Soundsystem, Lion Sound, DJ Micro e Rafael Aka KingZulu e das bandas Profans e Deus Preto.
A ação promovida pelos Candangos e Deus Preto é produzida pela Bolachões Produções, pela Rádio Guará Web e pela Lion Sound, e conta, ainda, com a participação especial do Espaço Cultural Guará News que promete muitas surpresas para a comunidade.
Programação
8h – Abertura da Feira de Artesanato e início das atividades ambientais como: mutirão de limpeza, oficinas e exposição de sementes do Cerrado, plantio de mudas ao redor do laguinho para preservação da nascente e outras atividades lúdicas.
8h30 – Demonstração de Wushu Sanda com o Grupo Tigre de Kung Fu
9h30 – Império do Guará
10h30 – Sensação Paraense
11h30 – Tambor de Crioula Flores de São Benedito
12h30 – DJ Micro
14h – Wagner Gamma
15h – Bolachões Soundsystem
16h30 – Mantendo a Identidade
17h30 –KingZulu
18h30 – Profans
19h30 – Lion Sound
20h30 – Deus Preto
Serviço
II Jam Polo Reggae
Uma Regueira Solidária pela Paz
#RetzVive
Data: 11 de dezembro de 2021 (sábado)
Local: Parque Denner (Polo de Moda – Guará II)
Horário: A partir das 8h
Informações:
(61) 98469-8754