Administração do Guará atinge 100% do índice de transparência ativa

A Administração Regional do Guará está entre os órgãos do GDF avaliados pela Controladoria Geral do DF com 100% no Índice de Transparência Ativa – ITA.

A premiação ocorreu na manhã desta quinta-feira (09) e contou com a presença do vice-governador, Paco Britto, o controlador Geral do DF, Paulo Wanderson Moreira Martins, o deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa, entre outras autoridades. A administradora regional, Luciane Quintana, a chefe da Ouvidoria da Administração, Michelle Pinheiro e a chefe da Assessoria de Comunicação, Nirvana Lima, receberam o prêmio.

 

O que é ITA?

ITA é o Índice de Transparência Ativa, que foi criado em 2015 para avaliar a maturidade dos órgãos em relação à Transparência Ativa, que é a disponibilização espontânea de informações públicas e de interesse coletivo, seguindo normas específicas.

A Controladoria-Geral do DF criou o ITA não apenas para avaliar, e sim para alcançar o principal objetivo: que todos os órgãos do GDF estejam dentro das normas vigentes e sejam cada vez mais transparentes.

Após avaliação da Controladoria do DF, o órgão ou entidade que atinge a maior pontuação (100) é reconhecido por esse feito com o troféu ITA do ano vigente.

Objetivos do Índice de Transparência Ativa – ITA

Garantir o direito de acesso à informação de qualidade à população do Distrito Federal;

Instituir o ranking dos órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal;

Mecanismo de incentivo da transparência pública;

Incremento do Controle Social;

Monitorar a Lei de Acesso à Informação;

Competição saudável entre órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal.