Enfermeira Onã Silva agraciada com a Ordem do Mérito Legislativo do DF

A enfermeira e escritora guaraense Onã Silva, A Poetisa do Cuidar foi indicada pelo Deputado Distrital Jorge Vianna para ser agraciada com a “Ordem do Mérito Legislativo do Distrito Federal”, grau “Oficial”, comenda instituída pelo Decreto Legislativo nº 8, de 1991, destinada a galardoar personalidades, civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado dignas de especial reconhecimento do Poder Legislativo do Distrito Federal.

A Cerimônia de entrega da comenda “correu presencialmente no dia 09 de dezembro de 2021, às 10h, no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, sendo transmitida pela internet, na TV Câmara Distrital, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=F4IJIw9cGbk

Nas palavras do Deputado Distrital Jorge Vianna ao divulgar sobre a comenda: “Enfermeira, escritora, recebendo um dos maiores prêmios do nosso distrito, pelos relevantes serviços prestados à população. Estou muito feliz em poder indicar, na minha legislatura, essa guerreira, que muitas vezes lutou sozinha e também tem trabalhado para dar visibilidade a Enfermagem. Onã Silva, em nome de toda a Enfermagem, parabenizo você pelo prêmio Ordem do Mérito Legislativo do DF”.

Nas palavras da homenageada Onã Silva, A Poetisa do Cuidar sobre a comenda: Sinto-me honrada e privilegiada pela indicação do nobilíssimo Deputado Distrital Jorge Vianna Jorge Vianna para eu receber tão importante distinção: “Ordem do Mérito Legislativo do DF”. Trata-se de uma importante comenda instituída pelo Decreto Legislativo no 8/1991. É um reconhecimento ímpar ao trabalho que tenho realizado, produzido, escrito em prol da ciência da enfermagem: pesquisas, livros, artigos e várias produções científicas, literárias, culturais”.

 

Sobre a homenageada, enfermeira e escritora Onã Silva, A Poetisa do Cuidar

A enfermeira Onã Silva, A Poetisa do Cuidar possui a seguinte formação acadêmica: Graduada em Enfermagem e Artes Cênicas, Pós-Graduada em Saúde Pública, Mestre em Educação, Doutora e Pós-Doutora. Idealizou com o Dr. Elioenai Dornelles Alves (in memoriam) a Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ). Filiada a diversas academias literárias.

Recordista pelo RankBrasil Recordes. Recebeu o Título de Cidadã Honorária de Brasília, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Autora premiada em concursos de poesias, monografias e trabalhos científicos.

Autora de mais de 30 livros publicados, dentre os quais, encontram-se na ELOS – Estante Literária Onã Silva: …Mas a alegria vem pela manhãO Sol da JustiçaA Quadradinha de Gude; Miriã, uma Enfermeira BambambãA Derrota de Penina; Anjinho Minho… Mãezinha Minha…; Mundo-Bola; Histórias da Enfermagem no Universo de CordelCordel do Trabalhador: do labor até o burnô; Voa Balão! Voa Imaginação!; Grandes Enfermeiras: Florence Nightingale e Anna Nery; Enfermagem com Poesia: a arte sensível do cuidar; Estomaterapia: cuidado à fina flor da poesia; Sai pra lá com essa OS, a saúde do povo agradece; Cuidar e Rimar é só começar; Jorge Vianna: de borracheiro a Deputado Distrital Samuzeiro, A viagem fantástica em cordel pela história da enfermagem, Girassóis nos campos da enfermagem e  outros livros individuais e coletivos.