Os bolos da Helena

Laranja com calda, chocolate com baru, mandioca ou cajuzinho do cerrado: conheça os incríveis bolos servidos no Crioula Café

temática quilombola ativa a memória afetiva de quem já escapou para a Chapada dos Veadeiros em um feriado prolongado. “Ter um café sempre foi um sonho comercial, já que cozinhar para mim sempre foi uma forma que encontrei para eu externar minhas emoções. É um meio de comunicação pessoal. Em minha casa, a mesa era um lugar de socialização, mesmo que a mesa fosse uma pedra no meio da roça. As crianças como formiguinha acompanhas do pai compartilhando uma melancia colhida ali mesmo. Além de ser um lugar da casa onde tudo acontecia. Essas memórias afetivas foram bem importantes na hora de pensar na decoração, no conceito quilombola e nos itens do cardápio, um dos pontos primordiais para o sucesso do café, eu acredito”, conta Helena.

Foto/Produção: Agência Trend Mark
  Os bolos

O que mais tem encantado os clientes são os bolos feitos por Helena. No cardápio estão os olhos de laranja, mandioca e chocolate com castanha de baru.  “Sempre que sirvo uma comida, ela tem que passar pelo meu crivo e da minha família, que, como eu, tem um paladar exigente. Além disso, eu não abro mão da qualidade dos ingredientes, pois fazem total diferença n

O bolo de laranja, com o toque da calda da mesma fruta, é o queridinho dos clientes. A produção é diária e ainda artesanal, o permite um controle melhor da qualidade de cada bolo. “O bolo de mandioca é uma receita bastante local do Quilombo, e é dos que mais me levam às memórias afetivas citadas anteriormente.  A forma de preparo da massa é a mesma utilizada no Quilombo. Tento reproduzir o mesmo processo que via o meu pai fazer nos dias de farinhada, em que o tapiti (objeto de palha de buriti usado para extrair a goma da mandioca) era utilizado.  Aqui no Crioula Café utilizo um pano de prato para fazer o mesmo processo. O resultado é um bolo de mandioca bem macio e fofinho. Esse tem um lugar especial no meu coração!”, explica a chef.

Há o bolo de chocolate com castanha de baru, que conduz os clientes a uma experiência alimentar com o cerrado, é uma receita exclusivamente desenvolvida por Helena. A combinação da castanha de baru com o chocolate é excepcional.

De tempos em tempos

“Sazonalmente, temos o bolo de banana, bolo de fubá, o bolo de maracujá e o bolo de milho verde, bolo de leite ninho, chocolate caseiro ( uma variação do bolo de chocolate com castanha de Baru) em  alternância. Além disso, temos uma receita bem própria de bolo de cajuzinho do cerrado, servido com geleia artesanal de cajuzinho”.

Os bolos podem ser consumidos no local, ais pedaços, ou encomendados inteiros, mas as encomendas devem ser feitas com 24h de antecedência.