População vai ajudar a traçar diagnóstico ambiental no Bernardo Sayão

Como parte das exigências para a regularização dos lotes, governo promove ações para reduzir o impacto ambiental no setor

Os condomínios horizontais do Guará estão prestes a serem regularizados. Mas, antes da venda dos terrenos aos ocupantes, pela Terracap, várias medidas precisam ser tomadas. As obras de infraestrutura obrigatórias estão quase prontas, faltando apenas algumas bacias de contenção das águas das chuvas. Essas obras demoraram por causa de entraves na licitação e de contratos, mas estão agora em andamento. Outra medida é o apoio a ações que diminuam o impacto ambiental das ocupações.

Os lotes estão à margem norte do Córrego Vicente Pires, que desagua no lago Paranoá. São os setores residenciais Bernardo Sayão, IAPI e Águas Claras (por conta da regularização todos são denominados Bernardo Sayão e futuramente deverá se chamar Guará Park). Todas as construções impactam diretamente o córrego e todo o Distrito Federal. Como parte dessas obrigações, a Terracap contratou a consultoria da Geológica, por licitação, a mesma que realizou os estudos do Parque Ezechias Heringer.

 

Consulta e esclarecimentos à população

 

O primeiro passo dessa consultoria é a realização de um amplo diagnóstico, junto à comunidade do Guará. Todos aqueles que vivem num raio de 3km do setor podem participar, ou seja os moradores do Setor de Oficinas (AE 2A), Área Especial 4A (grandes edifícios residenciais) QE 40, Polo de Moda e QEs 38 a 58 estão inclusos. O objetivo do projeto é esclarecer a população, principalmente os moradores dos condomínios horizontais em processo de regularização, sobre as questões de meio ambiente, para que as próprias comunidades venham a ajudar na fiscalização e na proteção dos recursos naturais existentes. O Diagnóstico Socioambiental Participativo coleta e analisa dados e informações dos grupos sociais localizados na área de influência do empreendimento em licenciamento.

As oficinas serão online e, para participa,r é preciso preencher o formulário online e entrar em contato com as organizadoras (contatos abaixo). Serão duas oficinas que acontecem em encontro único nas próximas semanas. “Não se trata apenas de um instrumento de levantamento de dados e informações, mas sim de um processo inicial de reunião, articulação e engajamento de lideranças comunitárias nas atividades de proteção ao meio ambiente”, cita a apresentação da Geológica.

O diagnóstico vai mapear e identificar iniciativas existentes na região. Os projetos escolhidos poderão ser apoiados financeiramente pela Terracap posteriormente e farão parte do Projeto de Educação Ambiental.

 

Formulário do Diagnóstico Socioambiental Participativo

https://forms.gle/uE3qzLDkMXszVEEB6

 

Contato para inscrições

 CRIS (61) 999225674

 

 

 

 

AMANDA (61) 985672837