Artista russa Ioulia Minenkova, sucesso no YouTube, dá aulas de pintura no Guará

O sorriso fácil e o sotaque diferente encantam nos seus vídeos para o Youtube. Russa, Ioulia mostra um pouco do seu dia a dia com a curiosidade quase infantil. Seu deslumbramento traz sempre um olhar único sobre qualquer coisa. Um vídeo seu caminhando entre a estação do metrô e seu trabalho, na Espaço Sonoro, na QE 26, fez muito sucesso na cidade e foi bastante compartilhado. Nele, a artista mostrava-se encantada com a cidade. “O Guará é limpo, organizado, bem arborizado. Achei uma cidade linda. Adoro ver as casas, bem diferentes das russas e os prédios que, mesmo antigos, são bem conservados. Na Rússia os prédios não são conservados porque não tem o sistema de condomínios que tem aqui”. Ioulia acaba frequentando a cidade fora dos dias em que trabalha. “Adoro a Feira do Guará, onde encontro de tudo. Para mim é a melhor feira”

 

Nascida em Omsk, na Sibéria, Ioulia chegou ao Brasil há 10 anos. “Vim ao Brasil pelo amor, pois eu me apaixonei por um brasileiro. Comparado com a Sibéria, aqui é o paraíso, principalmente pelo clima”. É a terceira geração de uma família expulsa de Moscou pela revolução vermelha. Viveu na Suíça antes de conhecer o marido e mudar-se definitivamente para o Brasil. Visitou o sul do país, São Paulo, Rio de Janeiro, várias cidades do Nordeste e do Centro-Oeste brasileiro, e se estabeleceu em Águas Claras, no Distrito Federal.

O canal do Youtube é um hobby, Ioulia é artista profissional.  Vende quadros e dá aulas de arte. Todas as sextas-feiras dá aulas na escola Espaço Sonoro, na QE 26, para todas as idades. Comecei a pintar aos 6 anos, já em uma escola de arte na Rússia. Coincidentemente o pai biológico, quem só conheceu aos 32 anos, também é pintor profissional. Suas aulas ensina um pouco do estilo realista russo, em grandes telas. Ensina alunos de todas as idades a retratar natureza morta, paisagens, animais, pessoas e flores com aquarela, tinta acrílica lápis de cor e guache. Apesar de gostar e usar muito óleo sobre tela, não usa em suas aulas com crianças, por ser uma tinta tóxica. As aulas podem ser em pequenas turmas, ou se o aluno preferir, particulares. O ponto de vista peculiar de Ioulia somadas às técnicas aprendidas na Rússia e apuradas em suas viagens tem atraído muitos alunos, ávidos em conhecer este estilo.

 

https://www.instagram.com/minenkova_arte/

https://www.instagram.com/russanobrasil/

Informações sobre as aulas:

Espaço Sonoro
QE 26 Conjunto L Lote 2 1º Andar, Guará II
Telefone: (61) 3222-0113