Feirinha artesanal da 4 começa a se firmar

Segunda edição acontece no sábado, 12 de março, com programação variada de artesanato, música, dança e cultura popular

Após o sucesso da primeira edição da feira de artesanato e cultura no mês passado, o evento está de volta na Praça do Xinxa, no Guará I, neste sábado, das 9h às 18h.

A primeira edição foi realizada em fevereiro no comércio local da QE 04/QI 08 mas como o público superou a expectativa dos organizadores e dos expositores, a feira foi deslocada para a praça mais próxima da feira anterior, também para facilitar as apresentações artísticas e culturais.

Além do artesanato, produzido no Guará, a feira terá bazar, perfumaria e produtos de beleza, e a programação cultural ficará por conta das apresentações de capoeira com o Centro Cultural Arte Luta N’Golo, do Mestre Dionisio, de fit dance. com o Bonde do Guará, comandado pelo professor Guilherme, e de dança tribal fusion, com a professora de dança Shabanna Dark. Na parte musical, vão se apresentar o projeto MPB Vitrola, da Lion Sound, o rap do Mano Dáblio e o Sound System dos DJs Henrique Lion e Micro. Será instalada uma Geladeira do Livro e os bancos e outros espaços do logradouro receberão o grafite do artista plástico Julimar dos Santos. Para criançada, serão oferecidos brinquedos infláveis.

De acordo com Janaina Marins, uma das idealizadoras da feira, a ideia alcançou seu objetivo na primeira edição com um aumento na movimentação do comércio local e a abertura de mais um espaço para que artesãos e feirantes possam comercializar os seus produtos. “Essa segunda edição promete ser ainda melhor com mais espaço para as expositoras e para circulação do público, inclusive com mais segurança sanitária”, explica Janaína.

Para Cida Pinheiro, outra idealizadora, oferecer a população uma variedade de produtos de qualidade com um bom preço e principalmente oferecer produtos confeccionados pelos artesãos do Guará é a prioridade da Feira de Arte da QE 04. “Estou muito feliz com o resultado da primeira edição e com uma expectativa muito na grande na realização dessa nova etapa. A comunidade vai gostar muito dos produtos que serão oferecidos e mais ainda das atrações que farão parte da nossa programação”.

 

Novo espaço cultural

Segundo o DJ Henrique Lion, responsável pela parte cultural da feira e uma das atrações da manifestação cultural, é importante ocupar os espaços públicos da cidade. “Organizar manifestações culturais nas praças, dentro do coração da comunidade, é o grande desafio desse projeto. Os eventos comunitários são a principal vocação da nossa cidade e é ainda mais importante pelo fato de estarmos priorizando os artistas da cidade”, afirma

O gerente de Cultura da Administração do Guará, Julimar dos Santos, diz que a gerência sabe da importância de ocupar as áreas públicas com arte e cultura. “Uma feira de artesanato com atrações artísticas e culturais é de suma importância, tanto para economia criativa, como para a comunidade local, principalmente neste momento tão difícil para a comunidade e para a classe artística, principalmente artesãos e artesãs que estão muito prejudicados economicamente neste momento”.

 

Programação

9h- Instalação da Geladeira do Livro

10h – Aula de Fit Dance – Bonde do Guará – (Professor Gui)

11h – Apresentação de Capoeira com o Centro Cultural Arte Luta N’GOLO (Mestre Dionisio).

12h- Projeto MPB VITROLA – Lion Sound (DJ Henrique Lion)

15h- Apresentação de danca Tribal Fusion com a professora Shabanna Dark.

16h – Rap com Mano W

17h – Sound System com os DJ’s Henrique Lion e Micro.