Histórias para Contar e Encantar – Coletânea literária apresenta escritores do Guará e do restante do país

O livro “Histórias para contar e encantar” reúne escritores de várias partes do Brasil, sendo a ampla maioria do Distrito Federal. Uma coletânea organizada por Ana Cordeiro e Deise Saraiva que conta com 44 escritores e 48 histórias ilustradas, distribuídas em três volumes. Além do livro com as narrativas, cada volume possui também o seu livro de colorir.

“A ideia surgiu por conta da paixão pela arte de contar histórias, que eu e Deise temos em comum. O título Histórias para Contar e Encantar foi porque eu tenho um projeto de contação de histórias que mantive durante cinco anos ininterruptos na Biblioteca Rachel de Queiroz, do CEU Alvarenga, com este nome Contar Para Encantar. A princípio idealizamos um único volume, mas não sabíamos que teria tanta adesão”, explica Ana Cordeiro, coordenadora do projeto. Tivea oportunidade de conhecer a Editora APMC e lançar o livro de Poesias da minha mãe para celebrar os 80 anos de idade dela e, como sou contadora de histórias, estava também no processo de produção do meu primeiro livro de literatura infantil. Ana Cordeiro me perguntou se eu gostaria de coordenar junto com ela uma obra voltada para o público infantil e infanto-juvenil com escritores do Brasil. Imediatamente, aceitei este super desafio”, conta a organizadora Deise Saraiva.

 

Um dos coautores é o contador de histórias guaraense Edson Cavalcante de Araújo. Morador do Lúcio Costa, que estreia na coletânea como escritor. Edson é agente de leitura da Mala do Livro e foi conselheiro de Cultura do Guará. Os demais coautores do livro são também contadores de histórias.

Deise participa de associações de contadores de histórias e oferta cursos sobre a arte de contar histórias na Secretaria de Educação do DF. “Temos escritores que atuam na Associação Amigos das Histórias, Associação Viva e Deixe Viver, Rede Nacional Histórias de todos os Cantos. Tanto eu como Ana Cordeiro somos contadoras de histórias, pedagogas por formação, educadoras e amamos escrever. Então nossas afinidades pelo mundo das histórias e da escrita nos uniu neste belíssimo projeto”.

A obra apresenta histórias que encantam tanto o público infantil como adolescentes e até mesmo adultos. Cada coautor teve a liberdade de escolher a temática e o estilo de escrita. “Então encontramos histórias mirabolantes e engraçadas, histórias que discutem o autismo, histórias que resgatam cantigas de roda e brincadeiras infantil, histórias de princesa e de bichos, histórias de futebol e de sustos! Há histórias para todos os gostos e que podem ser recontadas em vários espaços, inclusive nas escolas”, explica a organizadora.