Saudade do Mané?

Após aposentadoria do mais famoso dono de bar do Guará, sua equipe abriu seu próprio estabelecimento, incentivada pelo próprio Mané

Há pouco mais de um mês, o Bar do Mané fechou as portas definitivamente. Após 31 anos instalado na QE 17, Mané Freire decidiu aposentar-se e manter apenas a sua distribuidora, o Mercado das Bebidas na QE 19. A despedida foi emocionante tanto para os frequentadores quanto para a equipe do bar. Sua codorna frita, que ficou famosa em todo o Distrito Federal, servida com farofa de ovos deixou muitos órfãos.

Mané era o tipo de empresário que mantinha seus funcionários por longos anos, treinando-os para todas as tarefas. Assim, ao decidir sair de cena, incentivou seus funcionários a a abrirem sua própria casa, o ‘Vem Pro Meu’.  Coincidentemente, instalada onde ficava outro bar muito tradicional do Guará, a Chuleta do Galvane, na QE 26, próxima à avenida central do Guará e da 4ª DP.

Elma da Costa e Joana D’arc Costa uniram-se à Kelly Costa e agora as três são sócias do Vem Pro Meu
 Mesmos pratos

“Comecei na cozinha, lavando pratos. Depois fui para a copa. Como era muito curiosa e a copa ficava próxima ao caixa, ia sempre perguntando, observando, querendo aprender. Abriu uma vaga no caixa e me ofereci. Disse que dava conta e o Mané acreditou em mim. Depois do caixa, surgiu outra vaga, a de churrasqueiro, e também me ofereci e aprendi a cortar e assar carne. Mas, às vezes precisava de alguém para ajudar no salão, atendendo os clientes. Substituía os garçons, o pessoal gostava do atendimento, do carinho e o Mané me promoveu a garçonete. E ali fiz muitos amigos entre os clientes”, narra Elma da Costa. Esse percurso profissional dentro do Bar do Mané fez com que ela conhecesse bem cada parte do negócio, cada detalhe de como gerir um bar.

Incentivadas pelo ex-chefe, Elma da Costa e a cozinheira Joana D’arc Costa decidiram servir aos saudosos clientes os pratos aprendidos no Mané da Codorna, em sociedade com Kelly Cristiane Costa. Portanto, quem sente saudade da famosa codorna, do galeto bem temperado, da carne de sol, da picanha e até do pescoço de peru, encontra no Vem Pro Meu. Tudo feito pelas mesmas mãos que preparavam e serviam no Mané da Codorna.

“Estamos felizes de receber de volta os clientes do Mané e de criar nossa própria história. Aprendemos com o melhor dono de bar do Guará e estamos trabalhando para aos poucos sermos reconhecidas assim também”, conta Elma.

 

 

Vem Pro Meu

QE 26/28, ao lado da Autolub

Próximo à Avenida Central

61 996702491

@vem_pro_meu_quisoque_2022