A Pilastra está de volta

Galeria de arte reabre espaço físico no próximo sábado com exposição desenvolvida durante o período de isolamento social

TAIOM - Cinco, 2020. Tatuagem sobre muro. Fotografia Luisa Dalé.

Fundada em 2017, a Pilastra nasce como galeria de arte do desejo de exibir jovens artistas em desenvolvimento, em um ambiente propício ao diálogo crítico e à troca de experiências. Ultrapassando as fronteiras das artes visuais, mantém um trabalho de base artistas em início de carreira, curadoras, musicistas, atrizes e arte experimental em Brasília. Fazedoras e pensadoras alinhadas no desejo de estreitar pontos entre produção de arte contemporânea e vivências em sociedade limítrofe, questionam as balizas e entram em conflito direto com políticas vigentes.

Construída sobre o pilar da descentralização da arte e valorização de corpos dissidentes, atenta às discussões sobre sociedade, violências e realidades periféricas. Questiona e transita territórios de testes em meio à cidade não planejada. Tendo como mote a instrumentalização e formação profissional no meio cultural a partir do compartilhamento de saberes. Enxergando a cultura não apenas como um patrimônio intelectual, mas também como vetor de transformação social.

Com o início da pandemia, em maio de 2020 o espaço foi obrigado a fechar suas portas, afetado como tantas outras iniciativas do comércio e do meio cultural. Mas recusando-se a sucumbir, migrou para o digital onde as atividades educacionais e formativas foram intensificadas. Assim surge A Pilastra galeria-escola, um ambiente de compartilhamento de saberes e profissionalização de agentes culturais e artistas para a economia criativa do DF.

Neste contexto, foi realizada a primeira turma de acompanhamento crítico da Pilastra, coordenado pelas jovens curadoras Gisele Lima e Mariana Destro, o grupo contou com 24 artistas de diversas partes do país, idades, crenças e cores. Ao longo de 4 meses o grupo fez chamadas em vídeo para debater e compartilhar seus processos, tendo a casa como única possibilidade de ateliê.

Agora, dois anos depois, A Pilastra finalmente volta às atividades presenciais em uma nova sede e para sua inauguração, teremos a Mostra SOB A LUZ AZUL com os trabalhos dos artistas participantes deste grupo e que tiveram sua produção impactada por esses momentos de troca virtual.

 

Serviço:

Abertura:

25/06 a partir das 18h

Local: QE 40, SMBS 01, Lote 01B, Loja 01 – Polo de modas, Guará II