Cidade viveu jornada de autoconhecimento no Parque Dener

A Experiência Hackacity Guará, promovida pelo Codese, Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação e Administração do Guará, com emenda parlamentar do deputado guaraense Rodrigo Delmasso, levou os moradores para conversar sobre tecnologia e sustentabilidade no Polo de Moda do Guará durante toda a semana passada, de 13 a 19 de junho
Durante os sete dias de atividade, o parque foi ocupado nos três turnos, durante a manhã e tarde, atividades com as crianças das escolas públicas e da comunidade, e à noite painéis sobre como tornar o Guará mais inteligente, mais sustentável e humano, e apresentação de atividades culturais para a comunidade. Na abertura do evento, na segunda-feira, o presidente do Codese, Leonardo Ávila, lembrou os esforços da instituição em pensar o Distrito Federal do futuro. O Secretário de Ciência e Tecnologia, Elísio Luz, listou as iniciativas do GDF para difundir o uso da tecnologia no Distrito Federal de forma democrática e eficiente. A Administradora do Guará, Luciane Quintana, reafirmou o compromisso com a manutenção do parque e de toda a cidade, e o chefe de gabinete do deputado Delmasso, Haendel Fonseca, lembrou do empenho do parlamentar em difundir a ideia de que as cidades do Distrito Federal, em especial o Guará, tem enorme potencial para tornarem-se mais inteligentes e prósperas.

Tecnologia

Os dias no parque Dener serviram para aproximar a população de tecnologias em desenvolvimento e ter contato com novas abordagens do trato com a cidade e o meio ambiente. Um exemplo foi a InovaHouse 3d, startup de Juliana Martinelli, que desenvolveu um projeto de bancos impressos em 3d, em concreto, para a orla do olho d’água dentro do parque. Inspirado no casco dos cágados que vivem ali, esses novos bancos servirão para incentivar o convívio das pessoas no local. Mais de 70 árvores do Parque Dener foram marcadas e identificadas através de georreferenciamento pelo instituto Tempo de Plantar, agora é muito mais fácil saber qual a espécie de cada planta do parque. O Senai levou sua turma de robótica, que apresentou seus projetos em um pitch coordenado por Cristiane Pereira, organizadora do Hackacity e especialista em avaliações de startups. A Associação de Criadores de Games do DF, a Bring, apresentou jogos que estão em desenvolvimento no Distrito Federal. Outras startups apresentaram seus produtos, como a Disrupção Urbana, a Verde Novo Sementes Nativas, a Arvorah e a Puntu. O artista plástico Lemuel Gandara apresentou sua exposição Metamundus, tanto com obras físicas, quanto em obras em NFT, disponíveis para visitação no Metaverso. A Neo Energia disponibilizou sua Unidade Móvel Educativa, equipada com geração fotovoltaica, geração eólica e experimentos interativos, tudo isso com a finalidade de apresentar os conceitos de eficiência energética e preservação ambiental de uma forma dinâmica, prática e impactante para os visitantes.
Toda a energia elétrica do evento foi gerada através de placas fotovoltaicas em um sistema offgrid do grupo MS Engenharia e a internet por fibra ótica foi oferecida gratuitamente pela 4k Telecom durante todos os dias.

Vivência

Como forma de levar a população ao parque, o Hackacity promoveu oficinas e apresentações para a comunidade. Os alunos da rede pública de ensino foram levados ao parque para participarem das atividades organizadas pelo Insituto Arapoti, como oficinas de produção de tintas naturais, horta com vaso auto irrigável e produção de comedouros para pássaros, transformando o parque através da interação das crianças. Aulas de música e arte com a escola Espaço Sonoro, introdução à palhaçaria com o Cláudio Moraes, e uma clínica de futevôlei com os alunos do professor Eduba foram oferecidas a todos que chegavam ao evento. E todo dia teve música no Parque Dener com as bandas 3 e a Verotecnia, o grupo Sem Querer, as bandas Diferencial Zero, Lya, Kamala Kali, e as intérpretes Nanih Junho, Luiza Marta, Luciana Amaral e Charles Roberto, o Boi de Seu Teodoro, Escola de Samba Bola Preta, Pé de Cerrado, Circo Teatro Artetude e da Escola de Capoeira Angoleiros.

O Coletivo Mulherau organizou uma roda de conversa sobre “Mulheres no papel ativo de transformação” e uma oficina, de empreendedorismo feminino “Transformando necessidade em fonte de renda”. O coletivo tem presença de destaque na sociedade civil organizada do Guará há anos, por conta de seu ativismo propositivo e sua capacidade de transformação. Everardo Aguiar e Joel Alves coordenaram outras rodas de conversa sobre como reconectarmos e pensarmos o futuro da cidade.
Por ser um evento no Polo de Moda, diálogos sobre os desafios da indústria e tendências não poderiam faltar. Além de um painel temático sobre o tema, a estilista guaraense Fernanda Ferrugem apresentou um desfile inédito e baseado no upcycling, com produções exclusivas e totalmente autoral. A estilista fez também a curadoria da feira 3Rs (reduzir, reutilizar, reciclar), que une marcas e artistas especialistas em Upcycling.

Próximos passos

O Hackacity Guará agora continua com uma incubadora de startups, com os participantes guaraenses dos editais StartBsB e Centelha.. Agora, o processo será ampliado, tendo como premissa o desenvolvimento de tecnologias com foco em sustentabilidade, mas também oportunizando conhecimento para as startups e games de forma a se prepararem para o mercado e estarem melhor preparadas para os próximos editais de fomento no DF. A mentoria das startups do Guará e arredores segue nos próximos 8 meses, e pretende transformar a cidade em terreno fértil para o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias que possam transformar a cidade.

O Codese

Criado em março de 2017, por iniciativa da sociedade civil organizada, o Conselho de Desenvolvimento Econômico – Codese-DF, organizador do Hackacity Guará, tem caráter propositivo e consultivo. Seu objetivo central é participar ativamente do planejamento econômico sustentável de Brasília e Entorno, a curto, médio e longo prazo.
Organizado em 6 eixos de desenvolvimento, formados por 17 câmaras técnicas setoriais – compostas por empresários, acadêmicos, técnicos, além de membros voluntários da comunidade –, o Codese-DF se dedica a debater questões sociais e urbanas, com o objetivo central de propor ações efetivas para garantir o desenvolvimento sustentável de toda a região geoeconômica do Distrito Federal, proporcionando qualidade de vida e condições dignas aos seus cidadãos.