Com público aproximado de 25 mil pessoas, o Grande São João do Guará marcou a volta dos festejos juninos ao Distrito Federal. A literatura de cordel, exposição e oficina de xilogravuras e a decoração típica marcaram os três dias do evento, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de junho.
Se apresentaram no palco principal, Nego Rainer, Pé de Cerrado, Caco de Cuia, Cangaceiros do Forró, Potência do Cerrado, os Cordlistas Pedro Casa Verde, Fabinho Guida, Jirlenw Pascoal e Valderio Costa.
Um ponto que já virou tradição na festa foi a área kids, por lá a animadora Amanda, o palhaço Mandioca Frita e o Mágico The Black, animaram a criançada.
Realizada pela Confraria Diversão e Arte e pelo Festival Kombinando Cultura e Ideias na EQ 15/26, ao lado da 4ª DP, no Guará 2, a festa retratou a cultura nordestina com cenários de igrejas, casas e a Mercearia do Baim. O local ganhou uma linda iluminação de varal.
Os locais, considerados “instagramáveis”, foram sucesso entre os visitantes, que destacaram a organização do evento e tiraram muitas fotos. Os artistas Zakeu Vitor e Julimar Santos presentearam o evento com uma obra de arte que foi o sucesso da festa.
O diretor artístico, produtor cultural e organizador do festejo, Miguel Edgar, reforçou o compromisso com comunidade guaraense. ” a intenção dos nossos eventos sempre será a de levar a cultura popular para todos, a comunidade tem que ter acesso e se apropiar dela!
A cada ano queremos evoluir mais e mais na qualidade e presteza.”
Ele também revela os planos para 2023, em que a temática da festa será “Bois do Brasil”, com referência ao Bumba meu boi, tradição das regiões Norte e Nordeste do Brasil. “Será um grandioso evento, como o deste ano”, finalizou.