As esculturas globais do guaraense Renato Santos

Além de ornamentar cenários de minissérie da Globo, as artes dele se espalham em festas de famosos e de eventos por todo o país

A paixão pela arte começou ainda na infância, na pequena Areal, no interior da Paraíba. As primeiras manifestações foram através da pintura. Depois, argila, carvão, bronze, madeira e fibra de vidro fizeram parte do aperfeiçoamento e se transformaram em matéria prima do hoje reconhecido nacionalmente escultor Renato Santos, 42 anos. Peças dele já ornamentaram cenários de uma minissérie da Globo e de eventos de atores e apresentadores como Eliana, Roberto Justus, Sabrina Sato e Luciano Hulk. O que poucos sabem é que ele mora e tem ateliê no Guará, num galpão no Setor Iapi.

A escultura surgiu na vida de Renato quando ele foi convidado para expor suas pinturas em tela em um evento do Sebrae, em  João Pessoa. Foi paixão à primeira vista. Assim que viu as esculturas expostas de outros artistas, resolveu que nelas seria seu futuro na arte. “Os primeiros trabalhos foram em madeira, mas vi que tinha facilidade em manipular outros produtos e fui me aperfeiçoando”, conta.

A partir daí, Renato começou investir em exposições em shoppings e feiras, até que suas esculturas despertaram o interesse de um produtor da minissérie global A Pedra do Reino, que gravava na cidade de Taperoá, no interior da Paraíba, em 2007,  que o contratou para produzir as esculturas cenográficas para as gravações. As imagens de animais chamaram a atenção de famosos, que passaram a encomendar esculturas para as festas de seus filhos. Aniversários dos filhos da apresentadora Eliana, que encomendou esculturas de personagens do Avatar – a do dragão tinha seis metros de altura -, de Roberto Justus, de Sabrina Sato, do lutador de UFC José Aldo, do ex-jogador Kaká e das cantoras  Anita e Simária (da dupla com Simone).

Na produção, ele conta com a ajuda do irmão mais velho Carlos, que o trouxe para Brasília.

Renato Santos fez personagens gigantes do Avatar para
a festa dos filhos da apresentadora Eliana e para Anitta

Encomendas do país todo

A fama foi se espalhando no meio artístico do eixo Rio-São Paulo e hoje Renato praticamente só atende encomendas de famosos ou de empresas promotoras de exposições e eventos. Muito pouco ainda de Brasília, talvez porque ele não seja conhecido por aqui. O trabalho mais conhecido que ele produziu para Brasília foram esculturas cenográficas para a escola de samba de Samambaia.

Através da divulgação nas mídias sociais, o trabalho de Renato passou a ser conhecido em todo o país, o que tem aumentado a quantidade de encomendas. Além dos eventos, as esculturas dele tem enfeitado jardins e decoração em casas. A especialidade dele é a fibra de vidro, mas produz também em madeira, rocha calcária, isopor, modelagem em cera, fibra de vidro e bronze.

Renato mantém no Youtube um tutorial de escultura, onde ensina esculpir, recuperar e manter peças em diferentes materiais.

Informações e encomendas através do contato 98521.9662.

Instagram: @renatoescultor