Brasília nas paredes da Casa da Cultura

Valorizando os espaços ao ar livre no DF, Otoniel Fernandes traz sua arte para o Guará

Os amantes da arte, especialmente a pintura, têm na Casa da Cultura do Guará até o dia 2 de setembro, o cenário ideal para a visitação da Exposição Brasília, um atelier ao ar livre. O evento tem o apoio da Gerência de Cultura do Guará, e conta de diversas obras o artista plástico Otoniel Fernandes, que repete em suas obras o procedimento dos pioneiros pintores impressionistas franceses. O artista notabilizou-se retratar os espaços abertos de Brasília nos últimos anos. Sua exposição estará aberta ao público até 2 de setembro.

Brasília, um atelier ao ar livre também já marcou presença na Câmara Legislativa no início do ano. O trabalho pode ser visto em horário comercial e também aos finais de semana.
Amplamente incorporada ao repertório da arte, a pintura ao ar livre (ou à plein air, em francês) ganhou impulso com os impressionistas ao final do século XIX. Valendo-se das novidades da indústria – tintas a óleo em uma vasta gama de tons e pincéis de diversas espessuras –, eles partiam para “enfrentar” a paisagem com seus cavaletes dobráveis e estojos portáteis, contendo o necessário para exercitar suas técnicas consideradas, então, revolucionárias. No Brasil, àquela época, esse modo de pintar também seria impulsionado, especialmente, pelas instituições que se dedicavam ao ensino das belas-artes. No caso de Otoniel, ele começou sua arte em 1979, e em 1982, fez sua primeira exposição.


Apesar do número de obras, artista acrescenta que intuito não é comercial, mas propostas podem ser feitas para o pós-evento
Repetindo o procedimento dos pioneiros pintores franceses, Otoniel Fernandes – que se notabilizou por retratar os espaços abertos de Brasília, com seus monumentos característicos – instalou-se, em horários diversos, debaixo de ipês e paineiras, além de outras árvores, e até mesmo dentro de embarcações, para captar ângulos da paisagem da capital nem sempre percebidos pelos habitantes em seu cotidiano. Depois de uma temporada de sucesso na Câmara Legislativa do Distrito Federal as telas resultantes dessa experiência estarão expostas na Casa da Cultura do Guará. na mostra intitulada “Brasília, um atelier ao ar livre”.