O palhaço que cura

Educador guaraense ministra curso de palhaçaria ludoterapêutica, com a proposta de guiar as pessoas ao encontro de seu palhaço interior, para se curar e curar os outros

O palhaço Canudinho é tímido e desajeitado. Mesmo tropeçando em quase tudo, acabe conquistando a simpatia de quem o conhece. Sua personalidade gentil, empática e humana abre portas e deixa as pessoas confortáveis perto dele, o que as ajuda a desabafar.
Canudinho é o palhaço do educador guaraense Claudio Moraes. Há muito do criador no personagem que Claudio interpreta com propriedade. Ele é palhaço há 20 anos, além de ser pedagogo, especializado em Práticas Inovadora na Educação, palestrante e um descobridor de palhaços. Toda sua jornada profissional foi trilhada, até hoje, na educação (hoje ele continua dando aulas para alunos de graduação). Claudio viveu toda a vida no Guará – os pais, nordestinos, vieram nos primeiros anos da capital e estabeleceram-se aqui.

O palhaço interior

Nos últimos anos, o educador tem também se dedica a auxiliar outras pessoas a encontrar o seu palhaço interior. Um processo de auto descoberta, que auxilia no tratamento de adultos com depressão, síndrome do Pânico, dificuldades em falar em público e muitas outras questões emocionais. “A ludoterapia é a terapia por meio do lúdico, do brincar, do jogo. Trabalho nos meus cursos e oficinas a criança que habita em cada um de nós, essa criança brincalhona que está aí em estado de dormência”, explica o professor.
O curso de Palhaçaria Ludoterapêutica é utilizada nos jogos cômicos e cênicos e atividades psicofísicas, além de conceitos teóricos, para despertar a criança interior e ajudá-la a interagir com o mundo e com os outros. “O curso também forma tecnicamente os participantes em palhaços e palhaças. pois trabalha a iniciação à Palhaçaria, a automaquiagem de palhaço contemporâneo, a corporeidade e outras técnicas “, explica Claudio. “Trabalho o autoconhecimento, autoestima e autoaceitação dos participantes. Também incluo uma sessão de psicodrama relacionado a palhaçaria, componente do lado terapêutico do curso”.
O curso acontece aos sábados, no Lucio Costa, de 15h às 19h, e é voltado para adultos, em especial educadores, terapeutas, profissionais da saúde, psicólogos, artistas e pessoas que lidam com o público.
Não é preciso ter nenhuma noção de artes cênicas ou palhaçaria para começar.

“PALHAÇO INTERIOR” com Cláudio Moraes

Duração de 3 meses
com certificação
Todo sábado de 15h às 19h
Início do Curso: 13 de agosto
Whatsapp 981907524