Operação retira invasões na linha do trem, na QE 40

A Secretaria DF Legal e a 4ª Delegacia de Polícia do Guará desmancharam três invasões de áreas públicas na QE 40, ao lado da linha férrea, na operação denominada “Guará nos Trilhos”. Dos três lotes demarcados, dois já estavam com construções edificadas e outro apenas cercado de muros.

Quatro pessoas foram presas, três na quarta-feira e outra nesta sexta-feira, por invasão de terra pública e podem pegar de seis meses a três anos de prisão. Três foram soltas mediante pagamento de fiança, mas um dos presos, considerado o líder da invasão, foi preso preventivamente e vai responder por extorsão ao vender terra pública que não lhe pertencia. De acordo com a polícia, o líder da invasão também é responsável por um container que vendia drogas ao lado da área invadida.
A operação foi acompanhada pelos delegados da 4ª. DP, Anderson Espíndola e Johnson Kennedy, em apoio à equipe do DF Legal. “Ninguém mais vai invadir área pública naquela faixa de terreno. Quem insistir, será preso e a invasão derrubada”, afirma o delegado Anderson Espíndola.

Invasões antigas

A faixa de terreno entre a Área Especial 2ª (Setor de Oficinas) e a QE 40 é alvo de invasões há muitos anos. A maioria delas aconteceu durante o Governo Agnelo Queiroz, quando foram toleradas pela própria Administração Regional do Guará e a Secretaria DF Legal. Na época, surgiram denúncias de que a ocupação tinha sido organizada por um grupo de grilheiros, mediante pagamento de propina aos órgãos públicos, mas o inquérito continua em aberto.