Esteticista alerta sobre riscos de receitas caseiras para a pele

Atualmente, muitas são as dicas e receitas caseiras para cuidados com a pele divulgadas nas redes sociais e internet em geral. Entanto, é um perigo acreditar que receitas e produtos feitos em casa, a maioria com ingredientes naturais, não oferecem riscos á saúde e também á beleza.

Há muitas receitas caseiras que são prejudiciais e que, além de não tratarem, ainda podem piorar a pele. Os produtos devem ser prescritos, sejam manipulados ou industrializados que são testados, possuem PH e regulamentados de acordo com padrões de qualidade.

Receitas de esfoliantes, com fubá, aveia, por exemplo são extremamente comuns e promovem uma esfoliação na pele. Porém movimentos vigorosos, grânulos grosseiros podem causar infecções e manchas, além de machucar a pele. O uso de limão como clareador é um clássico da cultura popular, que além de não surtir efeito é muito perigoso, podendo causar queimaduras, bolhas.  Há ainda as receitas para acne que utilizam pasta de dente como secativo.

A  cosmetóloga e esteticista Melissa Silva explica que ” É preciso compreender que os alimentos são para consumo e  que a pele em si, quando não tratada de dentro para fora com este consumo, necessita de produtos voltados para o cuidado da pele. E que, apesar de alguns produtos terem em suas composições ingredientes naturais, como frutas ou folhas, eles foram estudados e testados a ponto de serem compatíveis com as necessidades e absorção da pele. Procedimentos estéticos feitos em cabine precisam ser vistos como investimento,  é auto cuidado”, conta.

Para acompanhar no Instagram @usebestetica e agendamentos no Whatsapp (61) 98588-9690.